Com nota 6 pela Capes, Programa de Pós-Graduação em Economia da UCB é considerado de excelência, com forte inserção internacional
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – realiza a cada quatro anos uma avaliação a nível nacional dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Os resultados para a quadriênio 2013-2016 foram divulgados no dia 20/9, e a Universidade Católica de Brasília (UCB) atingiu nota 6 nos cursos de mestrado e doutorado dos programas de Economia e Biotecnologia.

A nota 6 significa que esses programas atingiram níveis de excelência acadêmica e qualidade internacional. Dentro da avaliação, são analisados diversos quesitos, que resultam na nota final concedida pela CAPES. O programa de Economia da UCB, além de ficar entre os melhores do País em todos os quesitos, apresentou a 3ª maior produção acadêmica per capita por docente permanente dentre todos os 50 programas que foram avaliados na área de Economia.
“O conceito 6 da CAPES é um dos maiores reconhecimentos que o nosso programa poderia receber, considerando que a avaliação é feita a nível nacional para toda a área de Economia. Esse reconhecimento abrirá muitas oportunidades para o programa, incluindo captação de alunos, disponibilidade de bolsas financiadas por agências de fomento e financiamentos externos para projetos de pesquisa”, explica o coordenador do Programa de Economia, professor José Angelo Divino. O professor também lembra que esse desempenho se reflete diretamente no curso de graduação: “Receber essa nota 6 significa que o curso de graduação em Economia da UCB também possui qualidade acadêmica notável, pois o corpo docente da graduação e do mestrado/doutorado é o mesmo”.
Na área de Economia, foram avaliados 50 programas stricto sensu de mestrados e doutorados em todo o Brasil, sendo que apenas 4 receberam conceito 7 e somente 5 atingiram o conceito 6. Isso significa que o Programa de mestrado/doutorado em Economia da UCB está entre os 5 melhores do País, de acordo com a avaliação da CAPES.
Divulgação