A União Brasiliense de Educação e Cultura (UBEC) informa que, após cinco anos de atividades educativas no município de Silvânia (GO), conclui com êxito o projeto de formação de multiplicadores de conhecimentos técnicos agropecuários. A conclusão deste projeto resultou em um legado traduzido na formação de quase 300 jovens e adultos dotados de conhecimentos qualificados com capacidade de atuar na valorização da produção primária local, regional e nacional.
É como referencial de retorno sobre as ações sociais e humanas que a UBEC avalia os resultados evidentes do Centro de Formação da Agricultura Familiar Padre Leandro Caliman (CENTAF). A resposta dos alunos e professores, nesses cinco anos, inspira a manter em pauta este projeto para ser implementado em outras regiões do País que nos levem a desempenhar este papel definido na missão da organização.
Conhecer para respeitar e valorizar. A partir desta certeza, a UBEC agradece à comunidade de Silvânia pela oportunidade de disseminar conhecimentos de qualidade reconhecida para moradores do município e região. Temos certeza da contribuição oferecida para a fixação do produtor no campo com ganho real de capacitação. Esta nova condição confere, a estes jovens e adultos formados no CENTAF, a certeza de que o retorno da aplicação prática desses conhecimentos na terra lhes permite vislumbrar dias de mais prosperidade em suas vidas e de cooperação com o crescimento do País.
A título de esclarecimento, a turma de 50 alunos que se formará no final de 2014, no regime de pedagogia de alternância, com aulas e internato, na escola, intercaladas à aplicação prática, no campo, dos conhecimentos recebidos encerra o ciclo do projeto CENTAF em Silvânia. Não serão abertas novas matrículas para o ano de 2015.
Ir. José Nilton Dourado da Silva
Conselheiro Presidente da UBEC
Brasília, outubro de 2014