Grupo UBEC participa da 26ª Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional

O Grupo UBEC marcou presença, entre os dias 19 e 22 de julho, na 26ª Assembleia Geral Eletiva da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional). O encontro, com o tema “Ressignificar a Vida Religiosa Consagrada em uma Igreja Sinodal” e o lema: “Permanecei em meu amor” (Jo 15,9), promoveu a eleição que definiu a nova equipe de animação da Vida Religiosa Consagrada no Brasil para o triênio 2023-2025, os horizontes, cujo eixo norteador será a centralidade em Jesus Cristo, a missionariedade e a sinodalidade; e as prioridades.

Com a participação de 401 religiosos, a Ir. Eliane Cordeiro de Souza foi eleita presidenta da CRB Nacional e substituirá a Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro. Irmã Eliane foi conselheira geral da congregação das Mercedárias da Caridade, provincial no Brasil e coordenadora da regional da CRB (RJ).

Na oportunidade, o membro do Conselho das Associadas, Ir. José de Assis Elias de Brito (Marista), foi eleito para compor a Diretoria da CRB Nacional para o próximo triênio. Ir. José de Assis manifestou o sentimento de gratidão e ressaltou a importância da unidade entre UBEC e CRB Nacional: “precisamos caminhar juntos em defesa da missão e dos carismas que defendemos enquanto herdeiros”, aponta.

O presidente do Conselho das Associadas do Grupo UBEC, Ir. Olavo José Dalvit, e a secretária do referido Conselho, Ir. Teresinha Ambrosim (Salesianas), também estiveram presentes na Assembleia. Ir. Olavo reforçou a relevância de encontros como este: “é de tamanha importância as congregações se unirem, estarem juntas em prol da missão, sobretudo daqueles que mais precisam”.

Na eleição, também ficou definida a participação dos membros de nossas Associadas, Ir. Jardelino Menegat (Lassalista) e Ir. José Augusto Júnior (Marista) na composição do Conselho Fiscal. A programação do evento ainda promoveu plenárias, conferências, trabalhos em grupo, apresentação de relatórios, momentos orantes e coletivas de imprensa.

Para saber mais sobre a Assembleia, acesse crbnacional.org.br.

Universidades Católicas realizam simpósio

Grupo UBEC participa do Simpósio de boas práticas em Pastoral Universitária