CAD aprova Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica

Em reunião no dia 13 de dezembro, o Conselho de Administração (CAD), da União Brasileira de Educação Católica (UBEC), aprovou as Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica. Fruto de uma construção coletiva e inspirada nos carismas dos nossos Santos Fundadores, a iniciativa é um marco na história da Instituição, e ocorre no mesmo ano em que celebramos o Jubileu de cinco décadas de trabalho dedicado à educação e à evangelização de crianças, adolescentes e jovens.

As Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica constituem um conjunto de princípios filosóficos e teórico-metodológicos que tem por objetivo orientar a elaboração, implementação e avaliação das propostas pedagógicas dos Colégios Católica, subsidiando a prática educativa. Com lançamento oficial previsto para fevereiro de 2023, as Diretrizes visam à formação do Ser Integral, buscando, por meio de uma educação de excelência, o desenvolvimento humano em suas dimensões cognitiva, física, emocional, social, cultural e espiritual.

Para isso, a orientação do trabalho pedagógico está alicerçada em cinco pilares, que se traduzem em oito eixos estruturantes:

De forma didática e conectada a uma práxis reflexiva e criativa, as Diretrizes estão estruturadas em seis cadernos interativos:

• Caderno 1 – Educação Infantil
  • Caderno 2 – Ensino Fundamental I
  • Caderno 3 – Ensino Fundamental II
  • Caderno 4 – Ensino Médio
  • Caderno 5 – Avaliação da Aprendizagem
  • Caderno 6 – Educação Inclusiva

A iniciativa, executada pela Coordenação Nacional de Educação Básica do Grupo UBEC, fortalece a identidade institucional, o conceito de Grupo Educacional, o trabalho em rede e a implementação de um modelo de excelência acadêmica, fatores indispensáveis à perenidade e reconhecimento da marca Católica em todo o território nacional. Durante a construção do documento, tivemos etapas de formação dos docentes com encontros síncronos nas unidades de missão e momentos assíncronos utilizando as metodologias ativas com valorosa participação dos educadores. Assista o vídeo  que finalizou a etapa de formação 2022:  Encerramento da Formação para as Diretrizes Pedagógicas de Educação Básica

Em 2023, um cronograma de ações de difusão, de práticas e formação docente guiará o processo de implementação das Diretrizes.

Celebremos mais essa conquista para o Grupo UBEC!

#UBEC #EducaçãoBásica #GrupoUbec #Diretrizes

Universidades Católicas realizam simpósio