COP 30 LAUDATO SI

UBEC participa de reunião que prepara contribuição da Igreja para COP30

O Grupo UBEC foi uma das organizações presentes na Reunião Ampliada que deu continuidade à preparação da Igreja Católica para a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30) de 2025. As COPs são, historicamente, os maiores eventos relacionados ao clima em todo o mundo, se caracterizando como um espaço de discussão coletiva em prol de um planeta mais sustentável.

A COP 30 acontecerá no Brasil, em território amazônico, na cidade de Belém/PA, entre 10 e 21 de novembro do próximo ano, e contempla como temas principais da agenda: expansão do financiamento para países em desenvolvimento e para a adaptação climática; combate ao desmatamento; promoção de energias renováveis e de um desenvolvimento de baixo carbono.

Na Reunião Ampliada, foram definidas as ações colaborativas e o Planejamento Estratégico da Campanha Laudato Si’ + COP 30 – nome da mobilização que prepara a atuação da Igreja durante o período da Conferência. A UBEC, representada pelo coordenador de Pastoralidade, Joaquim Andrade, se juntou às demais organizações convidadas a fazer parte do processo de planejamento e adesão por grupo focal.

O objetivo geral da articulação, segundo o Documento Final do Fórum Laudato Si’, é “aproveitar a oportunidade de realização da COP 30 no Brasil para fortalecer o grau de incidência da Igreja em vista da conversão ecológica e da transformação socioambiental do planeta, à luz da Doutrina Social da Igreja”.

Para Joaquim, a participação da UBEC enquanto organização convidada se conecta com o compromisso integral assumido pela Instituição em prol da sociedade: “Diálogos pautados pela Ecologia Integral e Justiça Climática estão em sinergia com os nossos valores e com a nossa missão educativa evangelizadora. Este tem sido um bonito e fraterno espaço de sinodalidade e cuidado com a nossa Casa Comum”, finaliza.