Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Programa Universitário Amazônico1

Programa Universitário Amazônico: uma proposta educacional atenta às realidades

Educação evangelizadora que almeja ofertar formação universitária para lideranças comunitárias na região panamazônica. 

O Conselho do Programa Universitário Amazônico (PUAM), do qual o Grupo UBEC faz parte, na pessoa do coordenador corporativo de Pastoralidade, Joaquim Alberto Andrade, reuniu-se em Manaus (AM), na última semana de agosto, para pensar o projeto educativo do PUAM, desde a estrutura até as diretrizes pedagógicas.  

O PUAM tem como objetivo valorizar e fortalecer o conhecimento local, como um caminho para minimizar a lacuna educacional universitária da região amazônica. Desta forma, o Programa enfatiza a necessidade de compreender a realidade local, para a construção de um futuro sustentável, entendendo os desafios e as perspectivas, para a devida atuação. 

De acordo com Joaquim Alberto, contribuir com a gestão e assessorar a área Pedagógica do PUAM tem sido um bonito e intenso processo de aprendizagem e de criação de novos caminhos, na construção de uma proposta inovadora, diferenciada e que esteja alinhada com os apelos do Sínodo da Amazônia. “Com o PUAM, estamos construindo uma proposta educativa de formação universitária, que responda e esteja atenta às realidades territoriais, necessidades e vozes dos povos amazônicos”, esclarece Joaquim Alberto.  

Participaram da reunião do Conselho a equipe de gestão do PUAM e representantes de organizações fundadoras e instituições fundadoras do PUAM presentes nos países amazônicos. 

Um estudo revelador

Para isso, foi realizado um estudo de viabilidade territorial, educacional e financeira do Programa Educativo do PUAM, que detectou uma diminuição do analfabetismo no Brasil, em conjunto com a necessidade de acesso ao Ensino Superior.  

Além disso, o estudo propiciou o entendimento da necessidade de abordar a inclusão e a diversidade cultural, e constatou a falta de programas de desenvolvimento sustentável e conservação ambiental. A falta de formação profissional e tecnológica, adaptada à região amazônica, bem como a promoção da igualdade de gênero na educação, também fazem parte do documento. 

Como resultado desta análise, surge a demanda por capacitação técnica e tecnológica, e algumas propostas são feitas com o objetivo de promover a liderança local, a capacitação para o bem comum, contextualizada e intercultural, programas educacionais abrangentes, empoderamento do território, ofertas de emprego local, programas sociais, com a participação e o protagonismo da comunidade, além da gestão de cultivos para as gerações mais jovens. 

Igreja Manauara no campo da educação

Durante o encontro, o arcebispo de Manaus (MA), Cardeal Leonardo Steiner, lembrou que a Igreja sempre se destacou no campo da educação, no âmbito universitário, enfatizando a necessidade de ser presença evangelizadora no campo educacional.  

Ele insistiu na necessidade de buscar modos de sermos presença no mundo da formação e da reflexão, um pedido que apareceu no Sínodo para a Amazônia, em vista de formar pessoas que estejam na liderança, diante da diversidade de realidades na Amazônia brasileira. 

Para Joaquim Alberto, este é um navegar sinodal, em rede e educativo, que oportuniza formação acadêmica, de modo a favorecer o fortalecimento de lideranças locais e a transformação social de realidades complexas na região panamazônica. 

Notícias Recentes

Simpósio Ecologia Integral

Universidade La Salle promove Simpósio da Ecologia Integral

Image (3)

UBEC recebe o prêmio ISH Security Day 2025

40 anos - Colégio Católica Brasília

Colégio Católica Brasília celebra 40 anos de atuação na capital federal

Projeto Esperançar do Grupo UBEC recebe Selo Social

Projeto Esperançar do Grupo UBEC recebe Selo Social

Compartilhe:

Pular para o conteúdo