Entre os dias 10 e 14 de abril, o Grupo UBEC promove a Semana de Mobilização de Combate ao Bullying. A campanha institucional intitulada “Acabar com o Bullying #ÉDaMinhaContaSim!” está alinhada a iniciativa desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) junto da associação civil de direito privado, SaferNet Brasil.
O propósito da campanha é engajar a todos, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, no reconhecimento, no combate e na denúncia das violências percebidas. Para que isso aconteça, além de propagarmos conteúdos informativos sobre o que é o bullying e como identificar quando este tipo de comportamento acontece, é necessário estimular o respeito, valorização das diferenças e de fraternidade.
Considerando sua missão institucional, seus princípios e valores, o Grupo UBEC busca colaborar com a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, permeada por uma cultura de paz e de solidariedade.
Em coerência com nossa missão e identidade, incentivamos em nossas Unidades de Missão, por parte dos educadores e estudantes, a prática cotidiana da empatia e da valorização da vida. Que todos nós sejamos cada vez mais expoentes de respeito e solidariedade!
Saiba mais:
O bullying é a intimidação sistemática, quando há violência física ou psicológica em atos de humilhação ou discriminação. A classificação também inclui ataques físicos, insultos, ameaças, comentários e apelidos pejorativos (Lei nº 13.185, 2015).
Infelizmente, essa violência não está restrita ao ambiente escolar. No ensino superior e no contexto organizacional, a agressão ainda acontece e precisa ser identificada, punida e acima de tudo, evitada.
Veja características do bullying nestes espaços:
- ser praticado entre pares (quando há uma diferença hierárquica, passa a ser assédio moral)
- ter a intenção de ferir o outro
- colocar a vítima/alvo como alguém com menor valor
- haver um público que prestigia a agressão
Fonte: G1 Educação, 2023
O bullying é inadmissível pelo Grupo UBEC, e isso inclui ameaças e atos de violência, bem como intimidação, uso de linguagem abusiva, conduta ameaçadora e tentativas de incutir medo nos outros (Código de Conduta Ética UBEC, 2020).
“Acabar com o Bullying #ÉDaMinhaContaSim!”