O projeto Jornada Jovem de Formação Integral 2024 acaba de formar mais uma turma, com a culminância da celebração de formatura de 34 jovens aprendizes, que, durante dois anos, passaram por um período formativo, focado no desenvolvimento social, espiritual e profissional, voltado para o mercado de trabalho e para a construção de competências e habilidades interpessoais.
Em sua segunda edição, o projeto Jornada Jovem, uma iniciativa da União Brasileira de Educação Católica (Grupo UBEC), tem como objetivo agregar valor ao programa de aprendizagem dos jovens aprendizes, que atuam no Escritório Central, no Colégio Católica Brasília, e na Universidade Católica de Brasília, todos localizados no Distrito Federal.
A Jornada Jovem funciona como um laboratório de aperfeiçoamento, no qual cada jovem tem a possibilidade de se perceber enquanto profissional, e dar os primeiros passos rumo à carreira, com o desenvolvimento de características emocionais, racionais, lógicas, comunicacionais e técnicas.
De acordo com Adriana Costa, gerente de Gente e Cultura, do Grupo UBEC, o projeto concretiza o desenvolvimento de pessoas para o mercado de trabalho e para a vida pessoal.
“É com alegria que celebramos mais esta entrega, que extrapola os muros da UBEC. É uma formação para a vida destes jovens aprendizes, que impactará na família e na sociedade”, declara Adriana.
Jornada Jovem: ensinar e transformar
O projeto Jornada Jovem apresenta um escopo de aulas formativas que englobam assuntos como empreendedorismo, oratória, competências técnicas para o mercado, negociação, marketing pessoal e etiqueta profissional. Além disso, trata de temas como educação financeira, recrutamento e empregabilidade, marketing digital, propósito de vida, autocuidado e oficinas práticas de montagem de computadores. Para a jovem aprendiz, Alana Pereira da Silva, a Jornada Jovem é uma forma de fazer a diferença.
“Ao nos formarmos, carregamos conosco o conhecimento, e, acima de tudo, a certeza de que o futuro é construído por aqueles que ousam acreditar. Que a nossa jornada seja repleta de coragem, paixão e propósito”, afirma Alana.
Ao aguardar a formação da próxima turma, com novidades no programa, Adriana Costa acredita que a experiência, ao longo da jornada, é oportuna para que o jovem aprendiz comece a construir uma carreira e um futuro promissor, com um propósito de vida bem definido. “Parabéns a todos os jovens que participaram da nossa Jornada Jovem. Que tenha sido um tempo de aprendizados, novos saberes, e esperanças e sonhos”, finaliza a gerente de Gente e Cultura.