A Universidade La Salle, unidade de ensino superior, da Província La Salle Brasil-Chile, promove no próximo dia 22 de abril, o Simpósio da Ecologia Integral. Integrante da União Brasileira de Educação Católica, a instituição lassalista, inspirada pela Campanha da Fraternidade 2025 abre espaço para reflexão, articulação e ação, para tratar da temática Fraternidade e Ecologia Integral.
O evento propõe um diálogo intersetorial e interdisciplinar, reunindo acadêmicos, lideranças religiosas, movimentos sociais e comunidade em geral, para construir juntos alternativas sustentáveis e justas para o futuro do nosso planeta.
Previsto para começar às 19h, no Salão de Atos da Universidade La Salle, em Canoas (RS), o Simpósio da Ecologia Integral pretende fomentar o diálogo entre diferentes saberes e experiências sobre a crise climática, articular conhecimentos científicos, teológicos e comunitários e inspirar ações concretas de transformação social e ambiental.
Dentre os palestrantes, que contribuirão com experiências e conhecimentos, estão a pesquisadora no Observatório das Metrópoles, núcleo Porto Alegre (RS), Lucimar Fátima Siqueira, a coordenadora Pedagógica da Paróquia São Pio X, Vânia Teresinha Piovesan, e o ministro leigo da Palavra, Ildo Bohn Gass, que é teólogo e especialista em Bíblia.
E, durante o Simpósio da Ecologia Integral, haverá o lançamento do documentário Quando a Terra Chora, um curta-metragem independente, realizado em parceria com a Universidade do Sentido, o Programa de pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle e a Arquidiocese de Porto