Grupo UBEC participa de eventos alusivos à data de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Destaque da agenda foi a assinatura do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, da nomeação de novos membros da Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Na foto, Clemilson Graciano (Marista Centro-Norte), ao lado de Jardel e Joaquim

Entre os dias 16 e 19/05, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e diversas organizações, promove encontros e ações de mobilização do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Nas três primeiras datas, o coordenador e o analista da Pastoralidade do Grupo UBEC, Joaquim Alberto e Jardel Santana, respectivamente, estiveram presentes na agenda.

A presença dos educadores da UBEC nas ações promovidas pelo Governo Federal reforça o cuidado da Instituição com as novas gerações, por meio da educação preventiva e integral. “Ao participar desta agenda, reforçamos o nosso compromisso e engajamento conjunto com o Estado e as inúmeras outras instituições da sociedade civil na defesa, promoção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, disse Joaquim.

O início da programação de mobilização, que tem como tema “Faça Bonito”, aconteceu na última segunda-feira, 16/05, com Audiência Pública realizada na Câmara dos Deputados, seguida por evento de lançamento do estudo comparativo Fora Sombras – Violência sexual contra crianças e adolescentes. No dia seguinte (17/05), foi promovido o Seminário Nacional de Proteção de Crianças e Adolescentes e o contexto de Violência Sexual na Internet.

Na data instituída como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes, 18/05, foi realizada uma Cerimônia alusiva no Palácio do Planalto.. Durante o evento no dia alusivo ao Faça Bonito, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, assinou decreto dando posse aos novos membros da Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

“Participar do lançamento do índice fora das sombras, do seminário sobre proteção de crianças e adolescentes e da cerimônia pelo 18 de maio, foi importante para ampliar diálogos relacionados ao tema, mas principalmente para perceber que as ações de prevenção e proteção, bem como os canais e contatos de denúncias, devem ser cotidianas e não apenas em uma data específica, contemplando a intersetorialidade, interinstitucionalidade e para o seu êxito, ou seja, eficácia e eficiência devem ser medidas por meio de metas e indicadores”, disse o analista do Grupo UBEC, Jardel Santana.

Hoje, dia 19 de maio, a programação do Governo Federal será encerrada com a Reunião de Apresentação das ações entre os Ministérios e a deliberação do Calendário de Reuniões 2023.

Para mais informações, acesse: https://www.facabonito.org/.