content

Cuidar da Terra é Cuidar da Vida: UBEC Reforça Compromisso com Sustentabilidade no Dia Mundial do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, UBEC destaca iniciativas e projetos para a preservação ambiental e o combate às mudanças climáticas.

No dia 5 de junho, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data crucial para aumentar a conscientização sobre a importância das ações ambientais e o impacto das atividades humanas na Terra. Os alarmantes dados sobre poluição, efeito estufa e aquecimento global, destacados no sexto Relatório de Avaliação do IPCC: Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade, publicado em 2022, reforçam a urgência dessas discussões.

Diante desse cenário, a UBEC assume seu papel como transformador da sociedade e reforça sua atenção a pauta cuidando do outro, trabalhando para diminuição das desigualdades, por meio das bolsas sociais do Grupo; hoje já são mais de 1.600 alunos beneficiados por essa ação e reafirma seu compromisso com a sustentabilidade,  cuidando do meio ambiente que nos cerca de formas diversas, através de diversas iniciativas, como:

• Usinas fotovoltaicas: Promovem a geração e o consumo de energia limpa, reduzindo os impactos ambientais.
  • Plano de recuperação de área degradada: Projeto do Laboratório de Soluções Inteligentes e Sustentáveis do Curso de Engenharia Ambiental do UniCatólica para o encerramento e recuperação do lixão municipal de Lajeado/TO.
  • Caminhadas Ecológicas: Promovem conscientização, diálogo e contemplação da natureza de forma coletiva.
  • Agrovilla: Iniciativa do Colégio Católica Brasília em parceria com o curso de Agronomia da Universidade Católica de Brasília para valorização da educação ambiental.

Além disso, a UBEC lançou recentemente o Livro de Políticas Institucionais, reforçando seu compromisso com práticas ESG, governança e sustentabilidade. O documento destaca a responsabilidade da UBEC em influenciar a adoção de práticas sociais, ambientais e climáticas mais eficientes junto aos seus fornecedores.

“Diante tantos desafios e contexto complexo relacionados com as mudanças climáticas, a Semana de Mobilização do Meio Ambiente é um tempo singular e propício para a motivação, o impulsionamento de que todas as comunidades educativas das Unidades de Missão do Grupo UBEC, nossos estudantes e educadores, bem como a sociedade num todo, estejam em comunhão com o imperativo de que juntos necessitamos cuidar de nossa casa comum, o nosso planeta. Ao cuidarmos de nossa Terra, cuidamos também da vida de todos os seres que coabitam os nossos ecossistemas”, destaca o coordenador corporativo de pastoralidade do Grupo UBEC, Joaquim Alberto.

Com essas ações, a UBEC não só reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, mas também inspira outras instituições e indivíduos a fazerem sua parte na preservação do meio ambiente e na promoção de um futuro mais verde e saudável para todos.

Universidades Católicas realizam simpósio

Grupo UBEC participa do Simpósio de boas práticas em Pastoral Universitária