
Celebração eucarística também homenageou os Fundadores das Associadas da União Brasileira de Educação Católica (UBEC), Mantenedora da Católica
O arcebispo de Brasília, cardeal Sérgio da Rocha, celebrou nesta quarta-feira (28), na Praça de Convivência do Bloco Central (Câmpus Taguatinga), uma Missa em Ação de Graças pelos 45 anos de fundação da Universidade Católica de Brasília (UCB). A celebração também homenageou os Fundadores das Associadas da União Brasileira de Educação Católica (UBEC), Mantenedora da Católica.
Marcaram presença na missa a Reitoria da UCB, autoridades políticas e religiosas, além de representantes do setor privado, sociedade civil, professores e estudantes. A celebração desta quarta-feira foi um dos momentos mais importantes da lista de eventos que estão sendo realizados com o intuito de comemorar os 45 anos da Instituição.
“É um momento para a Universidade celebrar, olhar para o passado com muita gratidão, viver o presente com paixão, como o papa Francisco diz, e olhar para o futuro com muita esperança”, resumiu o reitor da UCB, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat.
O arcebispo de Brasília, cardeal Sérgio da Rocha, destacou a importância para a Igreja e o Distrito Federal contar com uma instituição de ensino superior com o tamanho e a história da UCB. “A Universidade Católica de Brasília é um grande presente de Deus para a sociedade, para o Distrito Federal, e de modo especial para a Igreja. É uma graça muito grande poder contar com Católica na Arquidiocese de Brasília. A Igreja sempre buscou ter um cuidado especial com a educação, com a formação das pessoas. E nós contamos com essa graça de ter a Universidade como instrumento valioso na educação e na formação humana. Agradeço a Deus e à Universidade Católica pelos serviços prestados ao longo destes 45 anos”, declarou o cardeal.

Presidente do Conselho de Administração da UBEC, o Pe. José Romualdo Degasperi falou sobre a importância da celebração. “Estamos celebrando 45 anos de uma Instituição que praticamente viveu toda a história do DF, da nossa capital. Lembra a memória, o presente, com o esforço para que esta Instituição seja perene, e também a profecia, o futuro que nós pretendemos dela. O significado mais profundo para a comunidade acadêmica são os caminhos que esta Instituição está procurando de inovação para responder de forma eficiente, com qualidade e excelência, todas a necessidades da sociedade”, destacou.
Missa
A abertura do evento ficou a cargo do reitor da UCB, que fez um resumo histórico dos 45 anos de Católica, agradeceu a todos que contribuíram para a construção da Universidade e destacou o Plano de Gestão UCB 2030. “Nele constam as grandes linhas de prioridades para os próximos anos e enfatiza que: A missão da UCB é transformar a pessoa e a sociedade por meio da produção e gestão do conhecimento, comprometida com os valores cristãos; sua visão de futuro está fundamentada no desejo de ser referência na excelência acadêmica e na geração do desenvolvimento sustentável; os valores estão fundamentados no Evangelho, destacando-se a ética, o respeito, a transparência, o acolhimento, a cooperação, o comprometimento, a inovação e a sustentabilidade”, detalhou.
Na sequência, o arcebispo de Brasília, cardeal Sérgio da Rocha, presidiu a missa e em seu sermão lembrou de Santo Agostinho. “Ouvimos a palavra de Deus proposta para esta celebração eucarística no dia em que celebramos um santo conhecido por ser pensador, filósofo e teólogo, que é Santo Agostinho. Um santo conhecido pela busca da verdade, do conhecimento e do amor. Ele é referência para todos nós e para o que a Universidade Católica nos ajuda a vivenciar. Nós que estamos, através do pensar, do ensino, da pesquisa, da reflexão, das aulas, certamente a buscar a verdade como Santo Agostinho buscou de maneira inquieta. Ele é um estímulo para que nós possamos cultivar essa busca da verdade, cujo o processo maior tem o seu cume em Deus”, disse o cardeal.

Mês dos Fundadores da UBEC
A Missa em Ação de Graças encerrou a programação do mês dos Fundadores das Associadas da UBEC: São João Batista de La Salle, São Gaspar Bertoni, São Marcelino Champagnat, São João Bosco, Santa Maria Mazarello e Josephus Conélius Marie de Man. Os carismas dos fundadores Lassalistas, Estigmatinos, Maristas, Salesianos, Irmãs Salesianas e Congregação os Padres do Trabalho motivam a Universidade a transformar a realidade de sua comunidade acadêmica, construindo vidas com protagonismo e com a marca do legado de cada fundador.
A missa desta quarta-feira foi um momento significativo para a comunidade, pois, além de fortalecer a comunhão e a parceria com a Igreja Católica, fez memória da caminhada da UCB no serviço de educação de qualidade e formação para o humanismo solidário, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
A celebração também consolidou os objetivos do Plano de Gestão da UCB 2030, no que se refere ao desenvolvimento de uma pastoralidade com responsabilidade socioeconômica, ambiental e cultural.
Novo espaço do Atende
Após a celebração eucarística, foi inaugurado pela Reitoria, na presença do arcebispo de Brasília, o novo espaço do Atendimento Estudantil (Atende), localizado na entrada do Bloco Central. Durante o discurso de inauguração, o reitor Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat lembrou o papa Francisco. “Ele fala muito de proximidade, de encontros. Este espaço que nós vamos inaugurar é para que nossos estudantes se sintam acolhidos, que tenham um espaço onde eles se encontrem e possam resolver situações da Instituição, situações pessoais. É um espaço novo onde queremos que eles [estudantes] se sintam bem”, destacou.