Canal de Denúncias
Esse canal é uma ferramenta importante no fortalecimento da Transparência e Governança de nossa Instituição. Sua finalidade é receber manifestações de alta complexidade – denúncias – relacionadas a eventuais desvios de conduta ética.
Após a denúncia, você receberá um protocolo para acompanhar o status da manifestação. As denúncias serão recepcionadas e conduzidas pelos membros do Comitê de Ética, garantindo isenção e sigilo nas tratativas.
- Violência contra crianças e adolescentes
- Violência contra a mulher
- Crimes de internet
- Violência contra pessoa com deficiência
- Assédio moral
- Racismo
- Terrorismo
- Violência sexual
- Assédio Sexual
- Estupro
- Violência sexual mediante fraude
- Importunação sexual
- Registro não autorizado da intimidade sexual
- Corrupção de menores
- Estudantes
- Colaboradores administrativos
- Docentes
- Familiares
- Associadas
- Sociedade em geral
O que é passível de denúncia?
As manifestações que indicam irregularidades e ferem o Código de Ética do Grupo UBEC e a legislação vigente.
Qual é o tempo de resposta à minha denúncia?
No momento do registro no Canal de Denúncias, o manifestante recebe um protocolo e poderá acompanhar o andamento da denúncia. O prazo para resposta é de até 10 dias úteis. Esse período pode ser prorrogado a depender da situação.
Qual é o fluxo de acolhimento e tratativas de uma denúncia?
As manifestações são recepcionadas e acompanhadas pelos membros do Comitê de Ética, garantindo isenção e sigilo nas tratativas. Os acordos e conclusões das manifestações são representadas no Conselho de Administração do Grupo UBEC.
Quais são os tipos de registro de denúncia?
Anônimo: quando o manifestante não informa para o Canal de Denúncias seu nome e contato (e-mail, telefone, etc.). No caso das manifestações anônimas, será adotada medida sumária de verificação de elementos acerca da veracidade da denúncia e, ficará a critério do Comitê de Ética, aceitar ou recusar a manifestação. A opção de registro anônimo não dará o direito de resposta ao manifestante.
Sigiloso: quando o manifestante informa para o Canal de Denúncias o seu nome e contato (e-mail, telefone, endereço, etc.), mas solicita sigilo da sua identidade nas demais instâncias. Será preservada a identidade e garantida a proteção, sempre que julgar necessário, independentemente de solicitação do manifestante, em obediência ao direito individual dos cidadãos e a inviolabilidade de sua intimidade.
Identificado: quando o manifestante informa o seu nome e contato (e-mail, telefone, endereço, etc.) e aguarda resposta/conclusão.
Qual é a diferença entre o Canal de Denúncias e a Ouvidoria?
O Canal de Denúncia é exclusivo para as questões de alta complexidade – denúncias – relacionadas a eventuais desvios de conduta ética. A Ouvidoria permanece com os atendimentos classificados de média e baixa complexidade – reclamações, solicitações, sugestões, críticas e elogios.
DENUNCIE OU ACOMPANHE O ANDAMENTO DE SUA MANIFESTAÇÃO