Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Católica de Brasília e de Recife no pódio do Desafio Empreendedor do Sebrae

Equipe Cerrado Pensante, do DF, 1º lugar nacional Foto: SEBRAE / Charles Damasceno
Equipe Cerrado Pensante, do DF, 1º lugar nacional
Foto: SEBRAE / Charles Damasceno

Alunos da Universidade Católica de Brasília e Faculdade Católica de Recife (antiga Marista de Recife) levaram o primeiro e segundo lugares na edição nacional do Desafio Universitário Empreendedor 2015 promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O resultado, divulgado na última semana em Brasília, depois de várias etapas da competição que colocou em prova a habilidade de planejar, inovar e gerir negócios, reconheceu nas equipes Cerrado Pensante e Hortear os melhores desempenhos do Brasil.

Um filtro separador de poluentes foi o desafio superado e reconhecido com o primeiro lugar no certame. A proposta da equipe Cerrado Pensante formada pelos estudantes Pedro Henrique Dias, do 5º semestre de Administração da Católica de Brasília, Lucian Lorens Ramos, Ângela Silveira Cruz e Ricardo Castro de Aquino, receberá entre os prêmios de reconhecimento uma viagem ao Japão, no próximo ano, para conhecer centros de referência em inovação e empreendedorismo. Mas a grande lição de Pedro foi constatar que para empreender é preciso disciplina, foco e determinação, o que “na teoria é fácil expressar, difícil é a prática”. Ele conta que durante a competição, a equipe deve simular exatamente o que acontece no mercado promovendo situações com atividades que vão desde entregar algo dentro do prazo até validar se a proposta é viável para aquele segmento de mercado imaginado.

“Quero agradecer a direção e a todos os professores do curso de administração da Católica de Brasília. Faço agradecimento especial, a minha mentora, professora Marina Laura”, declarou Pedro ao considerar que o curso de Administração lhe deu total apoio durante a competição do Sebrae, incentivando a participação e expansão do leque de conhecimento para além da academia, vivenciando o mundo real dos negócios e o trabalho em equipe.

O desenvolvimento de um projeto em equipe também foi destacado como um dos pontos interessantes do Desafio Empreendedor por Monique de Almeida Perez Pimenta, aluna da Católica de Recife, integrante da equipe Hortear que recebeu a segunda melhor pontuação do evento na etapa nacional.

Jogo pesadoÉ um jogo, explica Monique, onde tudo tem tempo para ser desenvolvido e é pontuado para que o desempenho e a viabilidade do projeto sejam avaliados pelo Sebrae. Monique cursa o 2º semestre de Administração na Faculdade Católica de Recife e conta que para alcançar o resultado teve que se superar. “Estávamos confiantes, mas a competição é pesada, tem muita gente capacitada e quando você chega na etapa de Brasília, tem que dar o máximo, estudar, virar madrugada, trabalhar em equipe, senão, não fica até o fim”, comemora. Ela trabalha em uma distribuidora em Recife e estuda. Reconhece o apoio que obteve nas duas frentes. Na faculdade, os professores foram parceiros, orientando, emprestando livros. Como estou no início do curso, o que aprendi neste período me ajudou muito, vi conceitos que nem imaginava que existiam e trabalhei modelos de negócios que só vou ter contato no 5o semestre, frisa. “No trabalho, fui liberada por três dias para ir a Brasília participar do evento e quando voltei, nem dei a notícia pra meu chefe, os colegas já tinham contado”, diz.

Hortear, de PE, prêmio com telhados verdes Fotos: SEBRAE / Charles Damasceno
Hortear, de PE, prêmio com telhados verdes
Fotos: SEBRAE / Charles Damasceno

Telhado verde Hortear é a empresa que idealizamos para projetar, instalar e fazer manutenção de hortas no telhado de prédios. Propusemos telhados verdes com hortas pensadas de acordo com o clima e com a época do ano. Gostamos da ideia, mas para a equipe levar a diante efetivamente é preciso um investimento significativo, calcula Monique sem dizer exatamente qual seria o capital para iniciar o empreendimento vencedor.

Por enquanto a equipe formada também por Polyana Alves, Everton da Silva e Jairo Tenório, da Administração de outras instituições de ensino superior pernambucanas vai comemorar com o iPad recebido na premiação e com a expectativa de uma viagem nacional para conhecer uma empresa referencial de inovação no Brasil, cujo destino ainda não foram informados.

 

Notícias Recentes

banner noticia

Nota de pesar

Simpósio Ecologia Integral

Universidade La Salle promove Simpósio da Ecologia Integral

Image (3)

UBEC recebe o prêmio ISH Security Day 2025

40 anos - Colégio Católica Brasília

Colégio Católica Brasília celebra 40 anos de atuação na capital federal

Compartilhe:

Pular para o conteúdo