A chegada da Católica à Ceilândia reflete o compromisso de aproximar-se do aluno, levando educação de qualidade com preços acessíveis às cidades satélites.

Na noite do dia 20/9, aconteceu a cerimônia de inauguração do polo da Católica EAD, em Ceilândia. Participaram da solenidade representantes da Universidade Católica de Brasília (UCB), da UBEC – União Brasileira de Educação Católica, do Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (CESAM), além de colaboradores e convidados.
O novo polo vai funcionar no campus da UCB em Ceilândia, onde ficava Colégio CESAM, instituição da Inspetoria São João Bosco, uma das províncias fundadoras da UBEC.
Durante o evento, os representantes agradeceram o envolvimento de todos para a concretização da empreitada e Padre Emmanuel Ifeka Nwora proferiu bênçãos ao mais novo espaço de educação a distância do Grupo.
Bruno Barreto, diretor-geral da Católica EAD, relata que neste ano foram inaugurados no DF, além do polo Ceilândia, os polos da Asa Norte e de Taguatinga: “Essa abertura em regiões estratégicas do DF permite que os alunos possam estudar mais próximos de suas casas. E é esse o conceito do EAD da Católica, possibilitar que o estudante se organize no seu melhor tempo e espaço, com flexibilidade para se deslocar até o polo”.
O diretor executivo estratégico da UBEC, prof. Márcio Pereira Dias, comenta a chegada do padrão católica de ensino à maior cidade satélite do DF. “Demos um passo certo como mantenedora em investir nesse polo e agradecemos ao CESAM por nos ceder o espaço. Essa iniciativa afeta o futuro de milhares de pessoas, pois é através da educação que os alunos vão transformar a Ceilândia num espaço cada vez melhor”, declara.
A Católica da Ceilândia vai oferecer um polo com cursos também presenciais e preços diferenciados, facilitando o acesso de estudantes da comunidade à Instituição.
“Estamos construindo uma católica para todos, onde queremos buscar novas possibilidades, chegar aos espaços que antes não estávamos, ir onde está o aluno. Isso simboliza a nossa missão evangelizadora, de poder acolher, cuidar, valorizar e desenvolver através da educação pessoas que estão distantes das nossas sedes”, explica o reitor da UCB, Ir. Jardelino Menegat.
Ceilândia acolhe a Católica EAD

A plataforma Católica EAD é 100% online, onde todos os polos ofertam um portfólio inteiro de cursos. A partir de outubro serão ofertados ao público de Ceilândia, 26 cursos de graduação e 11 de pós-graduação. As aulas terão início no dia 16. Para 2019, há previsão de aumento de ofertas educacionais.
Para Vilson José de Oliveira, Administrador da Ceilândia, a vinda da Católica é um presente para a região e vai contribuir com a melhoria da educação na comunidade e crescimento local. “Todas as áreas comerciais e residenciais ficarão mais valorizadas economicamente, o que representará não só um desenvolvimento na educação, mas também econômico para a região”, afirma.
O Colégio CESAM vai mudar de endereço em 2019, e para o Padre Geraldo Adair da Silva, diretor da instituição, essa mudança e a parceria com a Católica irão beneficiar a comunidade. “O CESAM compartilha das mesmas crenças e valores da Católica, que chega a Ceilândia com o propósito de impactar positivamente na vida da comunidade, garantindo a presença de uma educação evangelizadora de qualidade. Por outro lado, nosso novo endereço nos dará a oportunidade de ampliar o número de atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade em outras regiões do DF”, explica.
Comunicação UBEC – Nívia Cerqueira