A quarta edição do Encontro Nacional de Pastoralidade do Grupo UBEC foi realizada nos três primeiros dias de agosto, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília-DF. Com o tema “Caminhos, esperanças e horizontes”, o evento reuniu a presidência, lideranças do Escritório Central, coordenações de Pastoralidade das Unidades de Missão, estudantes e convidados especiais.
O início das atividades foi marcado pelo discurso do presidente do Conselho de Administração da UBEC, Pe. Geraldo Adair da Silva. Em sua fala, ele definiu o encontro como um convite a olhar os caminhos percorridos em termos de identidade, da consolidação dos valores institucionais e da proposta de Pastoralidade, que evidencia a identidade do Grupo.
“Nutrimos nossa esperança compreendendo a força da Pastoralidade, um patrimônio da UBEC a serviço da Igreja e da Educação. Queremos, durante este período, descortinar horizontes sobre nossas intencionalidades enquanto Instituição Católica e olhar para nossos direcionadores institucionais, para os nossos projetos e propostas de formação”, completou.
Atividades e encaminhamentos
A programação da quinta-feira contou com a presença do coordenador de Pastoral da Província La Salle Brasil-Chile, Ir. Cleiton Kerber, que conduziu um diálogo sobre “A Pastoralidade na educação à luz do sujeito estudante/jovem: contextos, desafios e perspectivas”. Ainda neste dia, o diretor do Centro de Estudos Maristas, Eder D’Artagnan Ferreira Guimarães, e o reitor do Unileste, Genésio Zeferino, promoveram uma dinâmica direcionada à leitura da nova proposta de Diretrizes de Pastoralidade do Grupo UBEC.
O objetivo da atividade foi coletar impressões e contribuições sobre o texto, ainda em fase de construção. As Diretrizes propõem uma reflexão sobre:
- a educação de modo geral e na perspectiva da Igreja Católica;
- a proposta educativa UBEC;
- a contextualização da Pastoralidade na identidade e missão institucionais bem como suas premissas, eixos e opções pedagógicos-pastorais.
A previsão é que o documento seja lançado na próxima Assembleia da UBEC, em novembro de 2024.
O segundo dia de programação, assessorado pelo coordenador de Comunicação e Marketing da UBEC, Paulo Martins, debateu alguns projetos comuns da Pastoralidade. As lideranças desta área nas Unidades compartilharam experiências, opiniões, feedbacks e expectativas sobre Espiritualidade e processos de Educação à Fé, Pastoral Juvenil, Fóruns Estudantis e Voluntariado. As estudantes de graduação da Universidade Católica de Brasília, Jussara Pinheiro e Carolina Nunes, marcaram presença e abrilhantaram os diálogos sobre as iniciativas, contribuindo com partilhas na perspectiva discente.
No sábado, último dia do Encontro, os participantes discutiram sobre os Comitês de Pastoralidade das Unidades de Missão, comentando sobre escopo, estrutura, estratégias, periodicidade dos encontros, dentre outros aspectos. Em outro momento, também dialogaram sobre as Políticas Institucionais, o acompanhamento do Plano Trienal de Pastoralidade da UBEC, bem como os encaminhamentos para o planejamento para 2025. Assim como nos dias anteriores, as atividades foram finalizadas com uma Celebração Eucarística.
A participação do Encontro pode ser descrita como “gratificante e inquietante”, de acordo com o coordenador de Pastoralidade da FICR, José Cordeiro.
“Passamos dias debatendo diversos temas que permeiam a nossa identidade, construindo coletivamente, trabalhando com sinergia e sinodalidade. E agora voltamos para as Unidades com esse impulso, esse desejo de ressoar o que construímos, entre estudantes e educadores”.
O coordenador de Pastoralidade da UBEC, Joaquim Andrade, encerrou o evento agradecendo a participação de todos.
“Gratidão por tudo que vivemos estes dias durante mais uma edição do Encontro Nacional. Agradeço imensamente a presença e contribuição de cada um(a) com a nossa missão educativa evangelizadora. Sigamos em comunhão, construindo caminhos, tecendo esperanças e contemplando horizontes”, finalizou.