Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ENTREVISTA: Presidente da ABQ fala sobre bacharelado em Quiropraxia na UCB

A Universidade Católica de Brasília lançou novos cursos esse ano. Um deles é o bacharelado em Quiropraxia, uma profissão da saúde que lida com a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças do sistema neuromusculoesquelético.

A UCB sai na frente ofertando o primeiro curso de Quiropraxia do Centro-Oeste. Quem se forma na área pode coordenar, supervisionar, planejar e executar atividades relacionadas à essa técnica que é considerada por muitos como milenar.

Clique aqui para saber mais sobre este novo curso.

"A união da UCB com a Quiropraxia é a junção de duas grandes potências, que certamente trará enormes benefícios aos estudantes e, num futuro próximo, a toda sociedade."
“A união da UCB com a Quiropraxia é a junção de duas grandes potências, que certamente trará enormes benefícios aos estudantes e, num futuro próximo, a toda sociedade.”

Em entrevista, o presidente da Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ), Roberto S. Bleier, fala sobre oportunidades e desafios da profissão.

Como é o mercado de trabalho para quem quer atuar nessa área? 

O mercado de trabalho da Quiropraxia está em constante crescimento e as oportunidades são muitas. A profissão é uma das grandes novidades no Brasil, já conta com aproximadamente 1200 profissionais e cerca de 1 milhão de atendimentos anuais.

Ainda são números tímidos se comparados aos Estados Unidos, onde a profissão já é estabelecida. Para ter uma ideia, lá existem mais de 70 mil quiropraxistas, o curso é ofertado em 30 universidades e os profissionais chegam a realizar dezenas de milhões de atendimentos anuais.

Como é a demanda dos quiropraxistas?

A procura pela quiropraxia só cresce no Brasil. Quanto mais pessoas conhecem a profissão, mais gente busca pelo tratamento quiroprático.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que 80% da população mundial vai ter algum evento de dor nas costas durante suas vidas e a Quiropraxia ocupa um dos primeiros lugares como alternativa no combate a esse tipo de problema.

Em que se destaca a formação profissional em Quiropraxia?

O quiropraxista é hoje um profissional diferenciado no mercado, pois junta o conhecimento teórico na área da saúde com uma visão holística do bem-estar, observando o paciente como um todo.

É um profissional que não receita remédios e nenhum tipo de tratamento invasivo. O objetivo é diagnosticar dentro do seu escopo de prática o problema na coluna ou nas articulações do paciente, e corrigi-los com diferentes tipos de técnicas, sendo o ajuste manual a mais frequentemente usada pelos profissionais.

O quiropraxista é um profissional da saúde de primeiro contato, que pode agregar todo o seu conhecimento teórico e seu conjunto de técnicas a outros profissionais da saúde, visando o melhor tratamento do paciente, em grupo, interdisciplinarmente, ou sozinho em seu consultório.

Como curso da UCB contribui para a expansão e o reconhecimento da profissão?

A oferta do curso de Quiropraxia no Brasil denota o desenvolvimento contínuo da profissão no país. É de suma importância esse curso na UCB, que está hoje entre as 10 melhores universidades particulares no Brasil.

A união da UCB com a Quiropraxia é a junção de duas grandes potências, que certamente trará enormes benefícios aos estudantes e, num futuro próximo, a toda sociedade.

A UCB está de parabéns pelo pioneirismo e pela conexão com o mercado de trabalho, que está em constante mudança. A Quiropraxia é considerada uma das melhores profissões para se atuar e tem pela frente um campo imenso para se desenvolver em nossa sociedade. Não dá para esperar nada menos do que muito sucesso dessa iniciativa.

Saúde preventiva e cuidado primário podem mudar a vida das pessoas

A Quiropraxia é uma profissão integral, cuidando do corpo inteiro a partir do tratamento da coluna. “O mercado de trabalho está crescendo, as pessoas estão buscando mais qualidade de vida, querem tratar a causa dos seus sintomas e não só a remissão com uso de medicamentos”, comenta o quiropraxista Lineu Henriques Hermes, que há 10 anos atua na área e faz parte da Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ).

Ele explica que a profissão tem evoluído e já existem profissionais especializados em esporte, pediatria e neurologia. “Quando a gente trata a coluna, também estamos estimulando o sistema nervoso para um centro de gravidade mais equilibrado, ou seja, estamos também prevenindo doenças metabólicas e virais que podem acometer pacientes jovens, por exemplo”, afirma Lineu.

Conheça a ABQ

A Associação Brasileira de Quiropraxia é o órgão responsável pelo correto desenvolvimento, segundo as diretrizes da OMS, da Quiropraxia no Brasil. É o único órgão nacional que representa a Quirorpaxia brasileira internacionalmente, perante a WFC – Federação Mundial de Quiropraxia, que por sua vez é associada à Organização Mundial da Saúde. A ABQ fornece através do seu website os nomes dos seus associados em todo o Brasil.

Acesse o site da ABQ

Maria Carolina Santana e Universidade Católica de Brasília

Notícias Recentes

banner noticia

Nota de pesar

Simpósio Ecologia Integral

Universidade La Salle promove Simpósio da Ecologia Integral

Image (3)

UBEC recebe o prêmio ISH Security Day 2025

40 anos - Colégio Católica Brasília

Colégio Católica Brasília celebra 40 anos de atuação na capital federal

Compartilhe:

Pular para o conteúdo