Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Close this search box.
2ª Assembleia da Conferência Eclesial da Amazônia

Grupo UBEC participa da 2ª Assembleia da Conferência Eclesial da Amazônia

Entender as interligações na Amazônia para gerar vida em abundância aos povos amazônicos e suas realidades

O Grupo UBEC participou, na última semana de agosto, da 2ª Assembleia da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), realizada em Manaus (AM). Com o tema Cristo aponta para a Amazônia: comunhão, missão e participação, e o lema Fazei tudo o que Ele vos disser (Jo 2,5), a CEAMA teve por objetivo fazer memória da estrada do Sínodo da Igreja na Amazônia, e consolidar o processo no território amazônico.

O encontro, que contou com a participação, de aproximadamente 70 pessoas dos nove países amazônicos, teve uma programação voltada para análise da conjuntura na região e seus contextos. O ponto de partida foi uma leitura da Amazônia, a partir das diferentes formas de conectividade, com diálogos e testemunhos dos participantes.

Além disso, o encontro trouxe para a roda de discussão, três aspectos relacionados ao território: testemunhos do território; educação na escuta, e a partir dos territórios; e a conversa no Espírito, para construir caminhos futuros.

No âmbito dos testemunhos, muitos são os atores que declararam a situação vivida pelos povos amazônicos, em diversas frentes, como em situações de extrativismo vegetal, cultura indígena, garimpo e legislação ambiental. Estas experiências precisam ser revistadas, para novas atuações estratégias, que resgatem a cultura amazônica.

Um outro aspecto levantado, a educação na escuta, defendeu a necessidade de a Igreja Pan-Amazônica ter um diagnóstico que lhe permita ter impacto e liderança, a partir das comunidades indígenas. Por fim, seguindo o método de conversa no Espírito, os participantes da 2ª Assembleia da Conferência Eclesial da Amazônia fizeram memória da primeira Assembleia, que pedia diálogo entre os núcleos temáticos, com a experiência das igrejas locais.

Para o coordenador corporativo de Pastoralidade, Joaquim Alberto Andrade, a CEAMA foi uma oportunidade de seguir contribuindo com a missão da Igreja na Amazônia.

“Grande honra e privilégio para o Grupo UBEC estar presente neste espaço de serviço, em prol da vida no contexto panamazônico. Como instituição de educação, colaborar com a liderança do Núcleo de Educação Intercultural de CEAMA é uma oportunidade singular de organizar estratégias que potencializem processos educativos, e favoreçam a vida dos povos amazônicos, em especial os que estão mais marginalizados pelos contextos sociais, como os indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Estar como membro da CEAMA é viver a sinodalidade tão pautada pelo Papa Francisco em seu magistério”, declara Joaquim Alberto.

2ª Assembleia da Conferência Eclesial da Amazônia

2ª Assembleia da Conferência Eclesial da Amazônia

 

Notícias Recentes

Missa de Ação de Graças 2024 - 371

UBEC realiza Celebração de Ação de Graças

Articulação Igreja COP 30 (1)

Grupo UBEC participa da reunião da Articulação Igreja rumo à COP 30: preparando caminhos para a justiça climática

LINKEDIN

Grupo UBEC conquista pelo terceiro ano consecutivo selo de melhor lugar para trabalhar

Jornada Jovem

Projeto Jornada Jovem capacita 34 jovens aprendizes

Compartilhe:

Pular para o conteúdo