O evento faz parte do projeto de formação continuada do Grupo e reúne mais de 300 educadores de Brasília e Minas Gerais.
O Centro Educacional Católica de Brasília (CECB) sedia, desde ontem (19), o 2º Seminário de Educação Básica da UBEC – União Brasileira de Educação Católica. Nesta edição, o evento traz como temas principais a inovação, tecnologia e o empoderamento em sala de aula, provocando reflexões e trocas de experiências sobre os desafios da educação 4.0.
Participam do Seminário mais de 300 docentes, orientadores educacionais e gestores da educação básica da UBEC: Centro Educacional Católica do Leste de Minas Gerais (CECMG), Colégio Padre De Man (CPM) e o anfitrião, CECB, além de convidados de instituições associadas ao Grupo. O evento é organizado em parceria com a Editora FTD, a Microsoft e a Big Brain.
Ir. José Nilton Dourado, presidente da UBEC, a profª Maria Ireneuda Nogueira, diretora-geral do CECB, e a profª Roberta Gontijo, gerente acadêmica-pedagógica da UBEC, abriram o evento. “Esta é uma oportunidade para refletir, aprender, celebrar e compartilhar aprendizagens necessárias para a educação na perspectiva da inovação. Mas antes de qualquer coisa teremos aqui a oportunidade de cuidar um do outro e a partir desse cuidado refletir sobre o que é uma educação inovadora e aprofundar a discussão”, afirmou a diretora do CECB.
Ainda na abertura, o gerente de desenvolvimento da Systemic, Roni Andrade, trouxe uma breve introdução sobre o Programa de Educação Bilíngue da UBEC, destacando a metodologia e a implementação do Programa nas escolas da rede, que terá início em 2019.
Os desafios da educação básica e o papel transformador do educador
Durante o evento, Ir. José Nilton destacou que a qualificação e a formação integral são fundamentais no processo de constituição dos atores da ação educativa. “A formação continuada na educação básica precisa refletir as habilidades socioemocionais e competências para o século 21. São temas que fazem parte dos nossos desafios e precisam estar presentes nos diálogos para cumprirmos a missão de zelar e oferecer uma educação de qualidade”, ressaltou o Ir. José Nilton.
O presidente da UBEC destacou ainda que “esse encontro é uma oportunidade de proporcionar meios que levem a aprendizagem significativa aos estudantes, fazendo com que possamos contribuir para a formação de cidadãos preparados para enfrentar o mundo globalizado.”
A profª Roberta Gontijo, celebrou o sucesso da segunda edição do evento e reforçou o compromisso da UBEC com a formação dos profissionais da educação básica. “A programação foi pensada e definida com muito cuidado e, sobretudo, com muito foco na intencionalidade do seminário. Espero que seja um momento de muita troca, conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional”, declarou.
“É por meio da educação que as pessoas se humanizam e se desenvolvem como ser humano” (Ir. José Nilton Dourado)
“O que nos move e o que nos comove em sala de aula? ”
Essa é uma das provocações que o psicoterapeuta e escritor, Leo Fraiman, destacou na palestra “Futuro? Presente! Caminhos para a construção das competências socioemocionais em casa e na escola. A apresentação fechou o primeiro dia do 2º Seminário de Educação Básica da UBEC.
Com exemplos do cotidiano, Leo convidou a plateia a refletir sobre os desafios de educar a nova geração dentro e fora da sala de aula. Destacou a importância de estabelecer conexões “olho no olho” e que gerem confiança entre professor e estudante, e provocou os educadores presentes a um debate sobre atitudes inovadoras e empoderamento. “Ser um professor empreendedor é um ato ético e é nosso dever ajudar os alunos a buscar uma atitude empreendedora”, concluiu.
“O dia de hoje superou todas as nossas expectativas. Com muita sabedoria e espiritualidade, Leo Fraiman conseguiu passar a mensagem: precisamos nos movimentar para o novo para que nossa prática docente tenha significado na vida dos nossos alunos. Tenho certeza que todos saíram tocados e inspirados para fazer acontecer essa mudança em sala de aula”, comentou profª. Roberta.
“Podemos fazer diferente respeitando a filosofia sem deixar de integrar às novas tecnologias”
A palestra foi inspiradora. “Em meio ao advento das tecnologias, à mudança de concepção de vida e dos contextos que estamos vivendo, a UBEC tem a coragem de se reiventar e buscar alternativas para fazer a diferença, contemporizar suas ações e fazer com que educadores e alunos concebam outras filosofias de vida sem perder a filosofia que nos rege. Acredito que as novas tecnologias favoreçam isso”, encerrou o presidente da UBEC.
Comunicação UBEC