As Instituições de Ensino Superior do Grupo UBEC aplicaram, ontem (24), um exame unificado aos estudantes dos cursos de graduação da modalidade presencial. No Unileste, na UCB e na FICR, a prova é denominada “Exame Unificado de Competências Acadêmicas – EDUCA”, enquanto recebe o nome de “Simulado Integrado” no UniCatólica.
O exame é uma ferramenta para avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos de seus cursos e verificar as competências e habilidades adquiridas ao longo da graduação. A prova, que servirá como base para melhorias no processo de ensino e aprendizagem, é composta por 40 questões objetivas – 10 de formação geral e 30 de conhecimentos básicos e específicos.
Em carta de agradecimento divulgada aos colaboradores, o superintendente de Educação da UBEC, Daniel Tanigushi, reconhece o empenho e dedicação de todas as áreas e Unidades de Missão envolvidas no projeto piloto. “Esse exame/simulado foi planejado em 2023, pelas direções acadêmicas, em parceria com a Superintendência de Educação, e representou, desde então, meses de intenso trabalho e preparação, com o envolvimento de vários setores da UBEC”, completa.