O II Fórum de Estudantes do Grupo UBEC, realizado de 20 a 22 de setembro na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília-DF, reuniu alunos representantes de todas as Unidades de Missão do Grupo em torno do tema “Na Educação habita a semente da esperança” inspirado pelas palavras do Papa Francisco.

O encontro teve como objetivo central “fortalecer a liderança e promover a inclusão dentro do ambiente educacional”, conforme destacou o presidente do Conselho de Administração da UBEC, Pe. Geraldo Adair, em sua fala de abertura. Ele reforçou a importância de formar novos líderes para contribuírem com os projetos pedagógicos e pastorais da Instituição.

Debates sobre engajamento pastoral e pedagógico marcaram os três dias de evento, com foco em ampliar a participação dos estudantes nas decisões institucionais. Para a estudante do UniCatólica, a experiência no Fórum acendeu uma chama que vai se multiplicar. “Essa formação nos inspira a sermos multiplicadores desse cuidado integral, não só com os alunos mas com a comunidade que envolve as IES e Colégios. Essa chama nos desperta a retornar para as Unidades e disseminar essa energia e esse acolhimento”, afirma.

A programação e a condução das atividades foram pontos de destaque, na visão dos alunos. “A vivência de estar aqui e ter participado do Fórum foi muito maior do que a gente pôde imaginar. Quero reconhecer que, a todo o momento, nós pudemos sim falar o que desejávamos e tivemos todas as respostas que queríamos”, destaca a aluna do Colégio Católica Machado de Assis, Maria Vitória.

Um dos momentos mais significativos do fórum foi a eleição de cinco representantes para compor o Comitê Nacional de Estudantes do Grupo UBEC: Gabriella Jungles (Colégio Católica Curitiba), Mauricio Pereira (Colégio Católica Padre de Man), Joyce Parente (UniCatólica), Bianca de Morais (UCB) e Eduarda Rocha (FICR). Esses membros do Comitê terão a responsabilidade de colaborar com o Conselho de Administração da UBEC, sobre as iniciativas e pautas discutidas durante o evento.

O Fórum de Estudantes reafirma o compromisso do Grupo UBEC em fortalecer o protagonismo estudantil como parte integrante da sua missão de educar e evangelizar. As iniciativas definidas pelos alunos, que serão apresentadas ao Conselho de Administração, reforçam a intencionalidade de construir um espaço educativo transformador e participativo.