Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Marista Recife chega com entusiasmo, projetos e atitudes

A UBEC cresceu. Desde o início deste ano mais uma instituição de ensino superior faz parte do Grupo, a Faculdade Marista Recife (FMR). A transferência de mantença da União Norte Brasileira de Educação e Cultura foi determinada por uma portaria do MEC.

Instalada num campus de 140 mil m² e com cursos de graduação em Direito, Administração, Gestão de Recursos Humanos e Sistemas para Internet, a nova integrante chega com entusiasmo diante do novo contexto, com um plano de expansão e ações para iniciar imediatamente a partir do lançamento de cursos de pós-graduação e um projeto para incluir mais cursos de graduação em sua grade em médio prazo. Além disso, a chegada da FMR e sua história de 13 anos de existência traz mais excelência para a UBEC com uma gama de conceitos 4 em todos os cursos e na Faculdade. Tudo isso envolvido em princípios e valores cristãos como orientadores do processo de transformação social propiciado pela educação.

É sobre o novo momento vivido pela Faculdade Marista Recife que o diretor geral, Professor Fábio Rabêlo, comenta na entrevista a seguir e repassa dicas valiosas para ajudar estudantes e seus pais na escolha da instituição de ensino quando chega a hora de decidir sobre onde obter a formação profissional.

Foto I - Marista
Fabio Rabêlo: as mudanças carregam
o impacto de se construir o novo
Foto: Éberes Queiroz / FMR

UBEC – A afirmação de que a transferência de mantenedora da Faculdade Marista Recife, no início deste ano, foi transparente e tranquila é real? Por quais razões?

Fábio Rabêlo – Sim. Esta tranquilidade deve-se a diferentes razões. Entre os fatores de destaque do processo de transferência cito:

– As facilidades criadas pelo gestor anterior da Faculdade Marista Recife e o apoio às propostas de mudança, bem como a reorganização administrativa;

– O entendimento da comunidade – alunos, professores e colaboradores de que a mudança de mantença representava um bem à Faculdade que enfrentava dificuldade de crescimento há quatro anos em consequência da opção da província Marista do Brasil Norte pelo fortalecimento do ensino básico, onde já tem liderança. Quando a UBEC chegou, a FMR já aguardava por este desfecho e o Grupo foi muito bem recebido. Inclusive, a UBEC já possuía a presença da congregação Marista no seu Conselho de Associadas.

As pessoas criam laços de afetividade com o local onde estudam e trabalham e a forma como a transferência foi conduzida permitiu a preservação deste valor.

UBEC – Passado um semestre da mudança de mantenedora, qual o balanço o senhor faz deste momento na FMR?

Fábio Rabêlo – Estamos com pouco mais de quatro meses de efetivo trabalho com orientação do Grupo UBEC. Toda a mudança carrega o impacto de construir-se o novo. Este foi um semestre de muito trabalho e reconhecemos com gratidão o empenho de todos os envolvidos. Estivemos tão dedicados que nem sentimos a passagem desse tempo que foi marcante, trabalhoso e desafiador. Entramos em um processo de mudança para um modelo de governança corporativa e esta novidade precisou ser bem compreendida. Estamos renovando a cultura e nos adequando aos processos com expectativa muito positiva. Tivemos dois momentos claros nesse semestre, o da chegada da UBEC, com a mudança de mantença, e o de implantação dos processos, do modelo de governança, ainda não concluídos. Mas percebemos que as condições estão sendo construídas para que em breve possamos dar um salto qualitativo de excelência na missão da UBEC e na nossa.

UBEC – A FMR agregou a sua marca toda a estrutura do Grupo UBEC, com seus mais de 40 anos dedicados ao ensino. Mas a UBEC também obteve ganhos ao incorporar a FMR ao Grupo. O senhor poderia apontar valores agregados no momento na integração?

Fábio Rabêlo – Trabalhar em rede é um desafio. Estamos absorvendo o modelo existente, mas a gente não quer só receber os ativos, queremos passar valores e condições e temos muito da nossa experiência de sucesso. Aqui na FMR, não somos seduzidos pelo mercado unicamente. Temos a compreensão de que o ensino superior não existe somente pela troca de diploma e posicionamento social. Queremos trabalhar a condição do ser. Nos preocupamos com a organização do homem e isto fica muito claro e evidente quando conversamos com os alunos concluintes. Ao questionarmos sobre o que ficou da faculdade, eles são unânimes em comentar sobre a maneira como enxergam o mundo a partir da profissionalização. Em parte esta percepção deve-se ao fato de integrarmos uma rede católica, que tem a preocupação com a formação integral.

UBEC – Quais são os diferenciais competitivos da FMR para atrair a atenção do estudante aos cursos que oferece?

Fábio Rabêlo – A FMR já é uma Instituição de Ensino Superior de excelência. Todos os cursos têm nota 4 e a Faculdade também tem nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). Nossa preocupação hoje não é criar conceito de qualidade, mas consolidá-lo e difundi-lo reforçando os valores da marca e do Grupo UBEC.

Crescer é um dos nossos objetivos, mas como crescermos mantendo esta qualidade e aprimorando o que entregamos a sociedade é uma preocupação real. Para citar um exemplo sobre o que estou falando, no último Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) registramos 88% dos alunos aprovados, incluindo estudantes que ainda não se graduaram. Assim, podemos dizer que nosso aluno está bem encaminhado para atuar na vida profissional. Este retorno foi conseguido com muito esforço de todos que trabalham aqui. A instituição está pronta pra crescer, mas queremos continuar registrando 88% ou mais de aprovação na OAB, reforçando a nossa preocupação de crescer com a qualidade atual.

Nossos diferenciais são percebidos. Hoje recebemos pedidos significativos de transferências vindos de alunos de outras instituições em todos os cursos. Nossos alunos têm avaliação positiva também a partir de gestores de empresas onde fazem estágios e é comum receberem convites para permanecer nas organizações.

No curso de Sistemas para Internet, verificamos empregabilidade de 100% entre alunos concluintes. Diante da preocupação da FMR em desenvolver empreendedores, ao final do curso, alguns já estão viabilizando seus próprios negócios. Temos várias ações que estimulam a vivência do aluno com conteúdos transversos, os quais facilitam a compreensão e estimulam o empreendedorismo. A FMR possui uma parceria com o Porto Digital e empresas estabelecidas no estado. A propósito, realizamos este ano um evento de parceria do curso de Sistemas com a Microsoft. Em março, a companhia apresentou, na FMR, para todo o estado a nova ferramenta do Office 365, para gestão do Terceiro Setor. Durante um dia inteiro acolhemos gestores do Terceiro Setor no evento Conexão Digital. Apesar de ser um evento da Microsoft, criamos uma gerência específica com um escritório nas instalações da FMR para atuar tanto na captação, quanto na organização do evento. Assim, vivemos toda esta concepção de planejamento e execução. Esta dinâmica recebeu o reconhecimento da Microsoft pela organização e visibilidade oferecidas. Atuamos como parceiros e todos compreenderam nosso compromisso social.

Outro diferencial é o resultado da parceria da FMR com a Fundação Gilberto Freire. Queremos apoiar a família do autor na organização do acervo e do trabalho deste sociólogo brasileiro reconhecido internacionalmente. Gilberto Freire Neto é membro do conselho superior da FMR. Hoje, ninguém estuda comportamento sem conhecer Gilberto Freire com seus mais de 80 títulos publicados em dezenas de idiomas. Ele deixou obras inacabadas das quais uma já totalmente escrita e em fase de organização para lançamento.

Foto II - Marista
Em agosto serão anunciadas 13 pós-graduações,
adianta o diretor geral da FMR
Foto: Alberto Ruy / UBEC

UBEC – Para 2015 há alguma novidade que possa ser adiantada aos alunos e colaboradores da FMR bem como à comunidade de mais de 35 mil pessoas que integra o Grupo UBEC?

Fábio Rabêlo – Este ano é um marco administrativo para nós da FMR. A adesão ao Grupo é importante principalmente pela melhoria dos processos de governança corporativa e precisamos nos adequar aos processos de controle, otimização, recursos e tempo. Tudo isto é muito valoroso e percebido pelos colaboradores como um avanço. Quem não gosta de trabalhar em uma empresa moderna? Envaidece-nos a chegada de toda esta expertise. Integrarmo-nos a uma política de expansão que nos motiva muito e confere aos colaboradores uma condição de otimismo e trabalho.

Para adiantar algumas novidades programadas, em agosto vamos fechar o planejamento de 13 cursos de pós-graduação. Teremos cursos em todas as áreas da graduação. Serão os primeiros desta nova fase da FMR após três anos sem nenhuma pós-graduação. Pretendemos fazer o lançamento em setembro com a abertura de turmas, em seguida. Vale salientar que os cursos de pós-graduação são sugeridos por professores, e na FMR, a maioria dos docentes – mestres e doutores – está no mercado e vivencia a demanda existente. Um dos diferenciais do corpo docente da FMR é que muitos são gestores e líderes em suas áreas de atuação.

Acabamos de fazer um convênio com o Conselho Regional de Administração/PE. Convidamos o Conselho a visitar a infraestrutura da FMR e apresentamos nossos cursos de gestão, bem como a matriz curricular. Agora, todos os nossos cursos de gestão são recomendados pelo CRA/PE. Além disso, em setembro, quando será comemorado o jubileu da profissão de administrador no Brasil, o CRA/PE vai realizar o evento da classe na FMR.

Na área de tecnologia serão lançadas as pós-graduações em Administração de Banco de Dados; especialização de Front-End (parte do desenvolvimento de Sistemas para Internet) e Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis. A FMR possui um estúdio de rádio e tv que vai compor a infraestrutura à disposição dos alunos desta pós. Além dessas, MBAs em Gestão de Tecnologia para Empresas, em Logística Empresarial, este em parceria com a Associação Nordestina de Logística (ANELOG), um MBA em Gestão Financeira e Controladoria, outro em gestão de varejo. E por fim, como Recife é um dos principais pólos médicos do Brasil, vamos lançar o MBA em Gestão de Saúde junto com os demais.

Na área do Direito, estamos criando especializações em Criminologia, Direito Empresarial Contemporâneo, Gestão, Controle e Combate à Corrupção, sendo este último uma oportunidade para capacitação e atualização de colaboradores de empresas públicas e privadas, entendendo que as empresas precisam estar informadas a respeito destes temas. Ainda na área do Direito uma especialização em Segurança Pública será anunciada.

UBEC – Na sua opinião, qual é o papel do ensino superior no Brasil atual?

Fábio Rabêlo – Tenho visão otimista. O importante é que estamos vivendo um processo de amadurecimento e crescimento na educação. Não é exatamente da maneira que desejávamos, mas temos que considerar que, por muito tempo, vivemos sob um conceito de educação arcaica. O País é novo e precisa se desenvolver nesta questão. A educação superior será responsável pela libertação do Brasil da atual dependência de outros países em tecnologia. O Brasil está criando condições para o desenvolvimento tecnológico a partir dos cursos superiores. Temos educação eficiente, com custo viável, otimização de processos e melhoria na qualidade, enfrentamos dificuldades, mas também temos exemplos de boas práticas. A educação privada ocupa um espaço existente em decorrência da deficiência do Estado. A educação superior no Brasil precisa ter uma gestão profissionalizada, a exemplo do que temos aqui, com a chegada da UBEC.

Vejo a educação superior em três instâncias: a pública, a privada e, dentro desta, as confessionais, detentoras de alta credibilidade, porque não se preocupam apenas com o crescimento, mas com a qualidade dos profissionais que entrega à sociedade e com o desenvolvimento das relações humanas. Nada adianta ter alto conhecimento sem preservação dos valores da convivência, do respeito à adversidade e do compromisso com o desenvolvimento dos seres mais carentes. E nesse caso, estamos muito bem, pois reunimos cinco congregações com este perfil, que formam o Grupo UBEC.

UBEC – Quais são as alternativas de acesso que a FMR oferece ao estudante? E para estudantes que têm restrições financeiras, quais as soluções que podem ser pleiteadas após fazerem exames seletivos com sucesso?

Fábio Rabêlo – Na FMR, além dos vestibulares convencionais de início e meio de ano, realizamos permanentemente vestibulares agendados três dias por semana, nos três turnos. Além deste sistema, quando há demanda, deslocamos a comissão de vestibular para aplicação de provas em empresas. O aluno faz as provas de seleção durante o ano todo, quando aprovado, não inicia o curso de imediato. As aulas começam a cada início de semestre.  Entre o período de realização das provas agendadas e o início efetivo do curso, desenvolvemos um processo de fidelização do aluno que vai integrando-se ao ambiente da FMR. Um exemplo é quando o aluno faz vestibular agendado no início de junho e as aulas vão começar em agosto. Este intervalo chamamos de período de fidelização do aluno, é quando oferecemos cursos na área de Direito, Administração, Recursos Humanos e Tecnologia. São cursos de curta duração que promovem esta familiaridade antes do início efetivo das aulas. Aqui, temos bem clara a ideia de que quem conhece nosso campus quer fazer sua vida acadêmica aqui.

Para o aluno com restrições financeiras há o ProUni e, em breve, estaremos com o novo Fies.  O Grupo UBEC está buscando alternativas para os alunos que dependem do financiamento estudantil prosseguirem com suas formações e deve anunciá-las ainda no segundo semestre.

A FMR não tem alunos dependentes do antigo Fies e nos orgulhamos em dizer que grande parte dos nossos funcionários tem formação superior proporcionada pelos recursos da própria faculdade.

UBEC – Como a FMR apresenta seus diferenciais aos seus futuros alunos?

Fábio Rabêlo – Além dos cursos de fidelização mencionados anteriormente, a faculdade desenvolve ações nas escolas de ensino médio durante todo o ano. São realizadas apresentações sobre cada um dos cursos, além de palestras sobre empreendedorismo e sustentabilidade, que são disciplinas que os alunos do ensino médio estudam de forma extracurricular, por orientação do MEC. Um exemplo desta dinâmica é o programa Ecotec Jovem, de orientação e educação ambiental. O projeto é realizado pela Faculdade Marista e pelo Centro de Recondicionamento de Computadores – CRC e tem objetivo de sensibilizar os participantes para o descarte correto de resíduo eletroeletrônico. A programação do EcoTec Jovem conta com um curso de formação continuada para professores, palestras e oficinas sobre Robótica Pedagógica Livre para os alunos, coleta de lixo eletroeletrônico nas escolas, entrega de um certificado de descarte correto de resíduos eletroeletrônico e doação de kits de computadores recondicionados para instituições carentes.

O Ecotec foi lançado em junho, no dia do meio ambiente, em duas escolas de ensino médio. Instituímos uma forma de nos ligarmos ao ensino médio, onde nasce nosso aluno, e levarmos nosso compromisso que vai além do institucional, com forte atuação comunitária, um dos diferenciais do Grupo UBEC.

UBEC – Qual é a missão da FMR?

Fábio Rabêlo – A missão da FMR é promover uma educação integral, formando bons cristãos e virtuosos cidadãos, comprometida com o desenvolvimento regional autossustentável em sintonia com o contexto globalizado e com a tecnologia em sua dimensão humanizadora.

UBEC – O que a Faculdade Marista Recife espera para os próximos cinco anos?

Fábio Rabêlo – Estamos construindo um planejamento para crescer e expandir. O objetivo é abrigarmos cerca de três mil estudantes em nossos cursos. O planejamento é audacioso. Quando alcançarmos este objetivo estaremos com 18 anos, o que  significa que estaremos amadurecidos para buscar mais conquistas.

Além dos cursos de pós que estamos lançando, também planejamos o oferecimento de novos cursos de graduação. Esta é uma determinação da UBEC. Vale considerar que estamos em uma região próxima a fábrica da Fiat e da Hemobras. Esse polo industrial está a menos de 60 quilômetros das nossas instalações, o que significa que os trabalhadores dessas empresas precisam de formação e qualificação, bem como seus filhos.  Além disso, a melhora do nível sócio econômico cultural das famílias que trabalham no polo não é compromisso social de nenhuma outra faculdade, é nosso e vamos ocupar este espaço. Em 2016 vamos iniciar a efetivação deste plano, contando com a representatividade do Grupo UBEC para cumprir os trâmites burocráticos do âmbito governamental.

Marista_Recife_fachada_bx
Na hora de escolher a faculdade, avalie o caminho percorrido
pelos profissionais que atuam na área
Foto: Comunicação FMR

UBEC – Diante de tanta oferta de cursos superiores no Brasil, quais os cuidados que um estudante deve ter ao escolher uma faculdade para fazer sua formação profissional?

Fábio Rabêlo – As escolhas são muito importantes. Saber escolher é difícil. Toda a pessoa que queira fazer um curso superior deve olhar o mercado, onde estão trabalhando os profissionais formados pela faculdade pretendida, investigar a atuação que esses profissionais têm nas empresas e na sociedade. É fácil identificar um profissional de sucesso. É importante ver o caminho que este profissional percorreu, onde teve a sua formação e quais as condições que teve para se desenvolver. A sociedade não leva muito em consideração esses pontos na hora de escolher a faculdade. No entanto, o aluno egresso é o resultado do serviço prestado. Na procura por uma faculdade, o estudante deve levar em consideração as referências de êxitos originais daquela instituição. Se não formou profissionais de sucesso, algo está errado. Portanto, a escolha da IES deve ser feita observando o desempenho dos profissionais que se formaram nesta instituição. Aqui, temos inúmeros exemplos de egressos da Marista em posições de liderança e de colaboração com o desenvolvimento da sociedade. E isto é importante para o profissional e para o País.

Notícias Recentes

banner noticia

Nota de pesar

Simpósio Ecologia Integral

Universidade La Salle promove Simpósio da Ecologia Integral

Image (3)

UBEC recebe o prêmio ISH Security Day 2025

40 anos - Colégio Católica Brasília

Colégio Católica Brasília celebra 40 anos de atuação na capital federal

Compartilhe:

Pular para o conteúdo