Na tarde desta segunda-feira (13), representantes da União Brasileira de Educação Católica (UBEC) e do Instituto Federal de Brasília (IFB), reuniram-se para tratar sobre o estabelecimento de um convênio para formação stricto sensu.
A instituição pública pretende vincular docentes aos cursos de doutorado da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Participaram da agenda a profª. Maria Cristina Madeira da Silva, diretora de capacitação e desenvolvimento de pessoas; e Jackeline Portela Fontenele Carvalho, coordenadora de gestão de pessoas, ambas da pró-reitoria de Gestão de Pessoas do IFB.
Pela UBEC participaram o prof. Márcio Dias, diretor estratégico, e o prof. Eder Alonso Castro, gerente acadêmico-pedagógico; pela UCB, prof. Daniel Rey de Carvalho pró-reitor acadêmico.
A formação stricto sensu da UCB é reconhecida por excelência
Economia e Biotecnologia
Com nota 6 pela Capes, o Programa de Pós-Graduação em Economia da UCB é considerado de excelência, com forte inserção internacional. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – realiza a cada quatro anos uma avaliação a nível nacional dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
Os resultados para a quadriênio 2013-2016 foram divulgados no dia 20/9, e a Universidade Católica de Brasília (UCB) atingiu nota 6 nos cursos de mestrado e doutorado dos programas de Economia e Biotecnologia.
“O conceito 6 da CAPES é um dos maiores reconhecimentos que o nosso programa poderia receber, considerando que a avaliação é feita a nível nacional para toda a área de Economia. Esse reconhecimento abrirá muitas oportunidades para o programa, incluindo captação de alunos, disponibilidade de bolsas financiadas por agências de fomento e financiamentos externos para projetos de pesquisa”, explica o coordenador do Programa de Economia, professor José Angelo Divino.
Psicologia
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da UCB também é considerado de excelência e recebeu nota 5 pela Capes. Na área Psicologia, foram avaliados 84 programas de mestrados e doutorados em todo o Brasil, destes mais de 58% têm notas inferiores a 5, apenas oito programas apresentam notas superiores a esta.
A professora Dra. Maria Aparecida Penso, coordenadora do programa avalia que “o conceito 5 da CAPES é um reconhecimento da excelência do nosso programa e também qualifica o Curso de graduação em Psicologia, uma vez que todo o nosso corpo docente ministra disciplinas na graduação e orienta alunos de Iniciação Científica. Além disso, este reconhecimento gera oportunidades para o programa, seus docentes e discentes, na forma de fomento para pesquisa, bolsas e parcerias nacionais e internacionais”.
Maria Carolina Santana com informações da Universidade Católica de Brasília