
Foto: Reprodução
Este ano, o mês de março abriga duas datas importantes do calendário eclesiástico: a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa.
Às vezes, tendemos a interpretar essas datas somente como um tempo de descanso, um feriadão que se completa no domingo com distribuição de presentes e o encantamento com os ovos de chocolate cada vez mais surpreendentes em seus recheios. Tudo isso faz parte da Semana Santa contemporânea, mas, como cristãos católicos e com acesso à educação, não deveríamos ficar confortáveis em passar esta data sem uma reflexão que nos eleve a alma, sem nos tornarmos mais fraternos e agirmos como protagonistas na construção de um mundo melhor mais equilibrado, pacífico e harmônico.
A Páscoa marca o início de vida nova e não podemos tirar este significado de foco. Afinal, representa a Ressurreição de Jesus Cristo!
Você lembra ou sabia que o Domingo de Páscoa foi definido por um decreto no Concílio de Niceia (Turquia) no ano 325 d. C.? Desde lá, somam 1.691 anos que os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus no domingo que precede à primeira lua cheia do equinócio, isto é, o fim do inverno e o início da primavera no Hemisfério Norte, por isso a data varia anualmente.
Sendo a primavera a estação em que ocorrem mudanças climáticas importantes e que favorece a germinação e o florescer de vida nova, o coelho aparece como símbolo da Páscoa, imprimindo a energia e a alegria que traduzem a fertilidade associada também à volta das temperaturas mais altas. Com o mesmo significado aparece o ovo entre as representações da data e todos nos remetem à conhecida simbologia cristã sobre a esperança que nos traz a Ressurreição de Jesus.
Nesta Páscoa, que acontece exatamente quando começamos mais um ano letivo recheado de expectativas de crescimento a partir de novos aprendizados, acrescentemos a educação entre nossas reflexões e símbolos desta comemoração cristã e agradeçamos pelo acesso que temos ao conhecimento, item básico para a construção de vida nova no século 21.
Que nossas reflexões de construção de paz, harmonia, equilíbrio, beleza, bondade e justiça alcancem a educação como instrumento de evolução da nossa sociedade e façam de todos nós agentes importantes para a realização de um mundo melhor a cada dia.
Feliz Páscoa!!
Irmão José Nilton Dourado
Presidente do Conselho de Administração da UBEC