Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Close this search box.
Programa Universitário Amazônico1

Programa Universitário Amazônico: uma proposta educacional atenta às realidades

Educação evangelizadora que almeja ofertar formação universitária para lideranças comunitárias na região panamazônica. 

O Conselho do Programa Universitário Amazônico (PUAM), do qual o Grupo UBEC faz parte, na pessoa do coordenador corporativo de Pastoralidade, Joaquim Alberto Andrade, reuniu-se em Manaus (AM), na última semana de agosto, para pensar o projeto educativo do PUAM, desde a estrutura até as diretrizes pedagógicas.  

O PUAM tem como objetivo valorizar e fortalecer o conhecimento local, como um caminho para minimizar a lacuna educacional universitária da região amazônica. Desta forma, o Programa enfatiza a necessidade de compreender a realidade local, para a construção de um futuro sustentável, entendendo os desafios e as perspectivas, para a devida atuação. 

De acordo com Joaquim Alberto, contribuir com a gestão e assessorar a área Pedagógica do PUAM tem sido um bonito e intenso processo de aprendizagem e de criação de novos caminhos, na construção de uma proposta inovadora, diferenciada e que esteja alinhada com os apelos do Sínodo da Amazônia. “Com o PUAM, estamos construindo uma proposta educativa de formação universitária, que responda e esteja atenta às realidades territoriais, necessidades e vozes dos povos amazônicos”, esclarece Joaquim Alberto.  

Participaram da reunião do Conselho a equipe de gestão do PUAM e representantes de organizações fundadoras e instituições fundadoras do PUAM presentes nos países amazônicos. 

Um estudo revelador

Para isso, foi realizado um estudo de viabilidade territorial, educacional e financeira do Programa Educativo do PUAM, que detectou uma diminuição do analfabetismo no Brasil, em conjunto com a necessidade de acesso ao Ensino Superior.  

Além disso, o estudo propiciou o entendimento da necessidade de abordar a inclusão e a diversidade cultural, e constatou a falta de programas de desenvolvimento sustentável e conservação ambiental. A falta de formação profissional e tecnológica, adaptada à região amazônica, bem como a promoção da igualdade de gênero na educação, também fazem parte do documento. 

Como resultado desta análise, surge a demanda por capacitação técnica e tecnológica, e algumas propostas são feitas com o objetivo de promover a liderança local, a capacitação para o bem comum, contextualizada e intercultural, programas educacionais abrangentes, empoderamento do território, ofertas de emprego local, programas sociais, com a participação e o protagonismo da comunidade, além da gestão de cultivos para as gerações mais jovens. 

Igreja Manauara no campo da educação

Durante o encontro, o arcebispo de Manaus (MA), Cardeal Leonardo Steiner, lembrou que a Igreja sempre se destacou no campo da educação, no âmbito universitário, enfatizando a necessidade de ser presença evangelizadora no campo educacional.  

Ele insistiu na necessidade de buscar modos de sermos presença no mundo da formação e da reflexão, um pedido que apareceu no Sínodo para a Amazônia, em vista de formar pessoas que estejam na liderança, diante da diversidade de realidades na Amazônia brasileira. 

Para Joaquim Alberto, este é um navegar sinodal, em rede e educativo, que oportuniza formação acadêmica, de modo a favorecer o fortalecimento de lideranças locais e a transformação social de realidades complexas na região panamazônica. 

Notícias Recentes

Missa de Ação de Graças 2024 - 371

UBEC realiza Celebração de Ação de Graças

Articulação Igreja COP 30 (1)

Grupo UBEC participa da reunião da Articulação Igreja rumo à COP 30: preparando caminhos para a justiça climática

LINKEDIN

Grupo UBEC conquista pelo terceiro ano consecutivo selo de melhor lugar para trabalhar

Jornada Jovem

Projeto Jornada Jovem capacita 34 jovens aprendizes

Compartilhe:

Pular para o conteúdo