Entre os dias 20 e 22 de agosto, a alta liderança do Grupo UBEC esteve reunida em Brasília (DF), na Universidade Católica de Brasília, uma de suas Unidades de Missão, para realizar a revisão do Planejamento Estratégico (PE) 2023-2027. O encontro é parte do processo de monitoramento, avaliação e revisão do PE com o apoio da da Coordenação de Projetos e Processos, supervisionado pela especialista Daniela Patrícia Alves.
Ao longo da programação, participaram com os líderes, os convidados especiais Robespierre Moreira, membro do Comitê Estratégico da UBEC; Ana Paula Bernardi, membro do Conselho Estratégico da UBEC e professora da UCB; e Romênio dos Santos, membro da Fundação Dom Cabral, que aqueceram os debates e as percepções do grupo trazendo temáticas de governança, gestão e transformação digital.
O processo de produção do Planejamento Estratégico vigente começou em 2022, trajetória que vem sendo construída de forma colegiada, proporcionando uma maior sinergia e senso de pertencimento de todas as Unidades de Missão ao Grupo. “Desde o início, tomamos a decisão institucional de fazermos o planejamento de maneira colegiada e participável, na perspectiva da sinodalidade, com todos os desafios que essa metodologia nos oferece, e com todas as possibilidades e riquezas que essa opção proporciona enquanto Grupo”, ressalta Pe. Geraldo Adair, presidente do Conselho Administrativo da UBEC.
O encontro contou ainda com a participação virtual do Ir. Olavo José Dalvit, presidente do Conselho das Associadas, que deixou uma mensagem encorajadora aos líderes, na execução das ações institucionais. “Lembremo-nos que somos construtores para uma sociedade mais justa e fraterna, precisamos ter esse olhar sem perder o foco. Obrigada por todos vocês, bem como aos colaboradores, que são animadores da esperança e que estão nesta caminhada conosco, gerando um significado positivo para a sociedade”, observou Ir. Olavo.
Liderança servidora e profética
Um dos aspectos tratados com contundência durante o evento foram os desafios para o exercício de uma liderança servidora, que agrega valor aos educadores e educandos das Unidades de Missão da UBEC. Para refletir sobre essa temática, o reitor do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), Genésio Zeferino, conduziu uma apresentação sobre as características inerentes à prática desta liderança.
A atuação voltada ao serviço vai além de atos de liderança, podendo ser conceituada como um estilo de liderança, em que o líder coloca as necessidades dos outros, especialmente dos membros da equipe, como prioridade. A liderança servidora e a pastoralidade enquanto área que zela pelos carismas e pela missão do Grupo, é uma prioridade para os líderes das Unidades de Missão.
“A liderança servidora é algo que perseguimos. Resultados vêm através de pessoas, e se não tivermos pessoas engajadas e cuidadas, não conseguimos atingir bons resultado”, ressalta a professora Ledsônia Dias, diretora do Colégio Católica Timóteo (MG).
Mercado, gestão e planejamento estratégico
Com o olhar para a identidade institucional, o objetivo do evento é construir a linha axial da visão com os marcos estratégicos de 2025 a 2027, para o alcance da missão, ou seja, promover educação integral e compromisso social com valores humanos e cristãos para servir à sociedade. Após este momento importante, serão desdobradas as ações e projetos estratégicos para continuidade da execução do planejamento.
Para o superintendente de Educação do Grupo, Daniel Tanigushi, o evento de revisão do Planejamento Estratégico foi fundamental para a conjugação de esforços em prol de uma estratégia de educação integral. “Ao longo do evento, pactuamos coletivamente uma visão estratégica mais clara, no sentido de termos uma educação cada mais conectada com as nossas missão e visão, com mais sinergia entre as Unidades de Missão, fortalecendo a nossa atuação como rede.”
Com uma percepção mais técnica, Robespierre Moreira observou essa metodologia de revisão do Planejamento Estratégico como positiva, pois permite o alinhamento de expectativas entre Escritório Central e as Unidades de Missão, promovendo uma visão do conjunto, fortalecendo a caminhada. “Envolver equipes diretivas das praças institucionais na construção da revisão, em colaboração com os gestores das áreas corporativas do Escritório Central, foi enriquecedor, para retificar expectativas das Unidades de Missão com a mantenedora, permitindo a colheita de soluções integradas”, afirmou.
Finalizando os trabalhos, Pe. Geraldo presidiu a celebração eucarística, na capela da Universidade Católica de Brasília (DF), rogando por sabedoria e discernimento a Deus e aos nossos Santos Fundadores, para colocar em prática os planos da UBEC.