O sucesso do serviço é visível para quem chega à estação Águas Claras e se depara com uma fila de estudantes que dá voltas pela estação
Os debates sobre mobilidade estão na ordem do dia das principais metrópoles mundiais. Cada vez mais sufocadas, em todos os sentidos, com o excesso de veículos, as grandes cidades estão se voltando, cada vez mais, para meios alternativos de transporte. A Universidade Católica de Brasília (UCB), instituição que recebe milhares de pessoas por dia, se preocupa cada vez mais com este grande fluxo de chegada e saída de estudantes, professores e colaboradores aos seus Câmpus.
Um estudo sobre o investimento em transporte no Brasil mostra que há oito vezes mais incentivos do dinheiro público usados para incentivar o transporte individual, que é o carro, do que com o transporte coletivo, público. Na contramão disso, e como uma forma de tentar desafogar o trânsito, e ao mesmo tempo trazer conforto, segurança e comodidade aos seus estudantes, a Universidade Católica oferece, desde 2018, um serviço gratuito de transporte integrado entre as estações do metrô de Águas Claras e Taguatinga Sul ao Câmpus Taguatinga. Para acessar o ônibus, basta o estudante apresentar a carteirinha de identificação da UCB.
O sucesso desse serviço é visível para quem chega à estação Águas Claras entre 7h e 8h da manhã, com a formação de uma fila de estudantes que dá voltas pela estação. Com capacidade para 44 passageiros, o ônibus sai da estação Águas Claras, por volta das 7h20, fazendo o trajeto até a estação Taguatinga Sul, chegando, na sequencia, à UCB.
A segunda viagem, com o mesmo itinerário, está programada para sair da estação por volta das 8h20. O retorno está programado para as 11h20 e as 12h30, saindo das imediações do Bloco S, fazendo o trajeto inverso (estações Taguatinga Sul e Águas Claras). O ônibus faz ainda as mesmas viagens às 17h40 e às 18h40 (Águas Claras/UCB) e às 22h (Bloco S/estação Águas Claras).
“O serviço de transporte oferecido pela UCB é a forma que encontramos para facilitar a mobilidade de nossos estudantes no trajeto metrô UCB. À noite, além da mobilidade, é uma questão de cuidado com a segurança”, disse o Pró-Reitor de Administração da UCB, prof. Me. Júlio César Lindemann.
Para os estudantes, a Universidade inova em proporcionar uma linha de transporte gratuita. Segundo a estudante Rayane Campeche, a ideia é muito interessante e sugeriu mais horários. “É fantástico isso que a UCB está nos proporcionando! Eu acrescentaria mais horários para o transporte. Parabéns, UCB!”, frisou.
Já o estudante Mateus Marques ressaltou a dificuldade dos estudantes com o passe estudantil e como o ônibus da UCB ajuda muitos outros como ele. “Esse transporte nos ajuda e muito, pois os meus passes estudantis sempre se esgotam antes do final do mês e eu tenho dificuldades de comparecer às aulas por conta disso. Agora, não teremos mais esses problemas”, destacou.
A grande novidade para 2019 é a chegada do ônibus da UCB ao Câmpus Ceilândia. O itinerário é entre a estação Ceilândia Centro (18h30) até o Câmpus. A volta está programada para as 22h, partindo do Câmpus, passando pelas estações Ceilândia (Final) e Ceilândia Centro.
*Segundo determinação dos órgãos de controle e fiscalização, o transporte não pode parar em nenhuma parada de ônibus ou local que não seja a UCB e as estações citadas na matéria.