Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Setembro Amarelo. Cuidar: um gesto que salva vidas.

Setembro Amarelo – Cuidar: um gesto que salva vidas!

Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Tudo começou nos Estados Unidos, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio no ano de 1994.

Ele tinha acabado de restaurar um Mustang 68, pintando-o de amarelo, o veículo ficou conhecido como o “Mustang Mike”. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.

No velório, fizeram cartões decorados com fitas amarelas e a mensagem: “Se você precisar, peça ajuda”. Em consequência, o laço amarelo foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio.

Setembro Amarelo no Brasil

Em 2013, Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), deu notoriedade e colocou o Setembro Amarelo no calendário nacional. E, desde 2014, a ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgam a campanha e conquistam parceiros no Brasil inteiro.

O dia 10 é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. E hoje Setembro Amarelo® é a maior campanha antiestigma do mundo!

Diferentes órgãos e entidades se unem em prol da informação sobre o tema. O Grupo UBEC também se mobiliza por essa causa. Para nós, cuidar é um gesto que salva vidas!

Fatores de risco

O suicídio está associado a vários fatores de risco, incluindo socioculturais, genéticos, filosófico existenciais e ambientais. A existência de um transtorno mental é considerada um fator de risco para o suicídio. E o comportamento suicida deve ser visto como uma complicação das doenças mentais.

Ideação suicida ou pensamentos suicidas é pensar, considerar ou planejar o suicídio. Essas ideações variam de pensamentos passageiros, extensos a um planejamento detalhado.

A maioria das pessoas que tem pensamentos suicidas não realiza tentativas de suicídio, mas os pensamentos suicidas são considerados um fator de risco.

Depressão X ideação suicida

Você sabia que nem toda pessoa que está em depressão, terá ideação suicida; e nem toda pessoa que tem ideação suicida, está em depressão.

Reconhecendo os sinais

O reconhecimento de que não estamos bem e precisamos de ajuda é uma das principais etapas no tratamento. Muitas vezes, não conseguimos sozinhos. Por isso, é fundamental ficar atento aos sinais para ajudar quem está precisando:

  • Tristeza profunda, constante e sem motivo aparente;
  • Falta constante de ânimo e/ou motivação para a vida, pequenas ações ou atividades comuns;
  • Desleixo ou falta de cuidado com a aparência;
  • Relatos de sensação de vazio e falta de perspectiva de futuro;
  • Apatia e cansaço intensos;
  • Disfunção alimentar por excesso ou falta de apetite.

Busque ajuda!

Buscar ajuda é sempre a melhor escolha.

Por isso, preparamos informações de instituições que oferecem Atendimento Psicológico Gratuito.

Atendimento Psicológico Gratuito

 

Notícias Recentes

Simpósio Ecologia Integral

Universidade La Salle promove Simpósio da Ecologia Integral

Image (3)

UBEC recebe o prêmio ISH Security Day 2025

40 anos - Colégio Católica Brasília

Colégio Católica Brasília celebra 40 anos de atuação na capital federal

Projeto Esperançar do Grupo UBEC recebe Selo Social

Projeto Esperançar do Grupo UBEC recebe Selo Social

Compartilhe:

Pular para o conteúdo