Setembro Amarelo. Cuidar: um gesto que salva vidas.

Setembro Amarelo – Cuidar: um gesto que salva vidas!

Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Tudo começou nos Estados Unidos, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio no ano de 1994.

Ele tinha acabado de restaurar um Mustang 68, pintando-o de amarelo, o veículo ficou conhecido como o “Mustang Mike”. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.

No velório, fizeram cartões decorados com fitas amarelas e a mensagem: “Se você precisar, peça ajuda”. Em consequência, o laço amarelo foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio.

Setembro Amarelo no Brasil

Em 2013, Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), deu notoriedade e colocou o Setembro Amarelo no calendário nacional. E, desde 2014, a ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgam a campanha e conquistam parceiros no Brasil inteiro.

O dia 10 é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. E hoje Setembro Amarelo® é a maior campanha antiestigma do mundo!

Diferentes órgãos e entidades se unem em prol da informação sobre o tema. O Grupo UBEC também se mobiliza por essa causa. Para nós, cuidar é um gesto que salva vidas!

Fatores de risco

O suicídio está associado a vários fatores de risco, incluindo socioculturais, genéticos, filosófico existenciais e ambientais. A existência de um transtorno mental é considerada um fator de risco para o suicídio. E o comportamento suicida deve ser visto como uma complicação das doenças mentais.

Ideação suicida ou pensamentos suicidas é pensar, considerar ou planejar o suicídio. Essas ideações variam de pensamentos passageiros, extensos a um planejamento detalhado.

A maioria das pessoas que tem pensamentos suicidas não realiza tentativas de suicídio, mas os pensamentos suicidas são considerados um fator de risco.

Depressão X ideação suicida

Você sabia que nem toda pessoa que está em depressão, terá ideação suicida; e nem toda pessoa que tem ideação suicida, está em depressão.

Reconhecendo os sinais

O reconhecimento de que não estamos bem e precisamos de ajuda é uma das principais etapas no tratamento. Muitas vezes, não conseguimos sozinhos. Por isso, é fundamental ficar atento aos sinais para ajudar quem está precisando:

• Tristeza profunda, constante e sem motivo aparente;
  • Falta constante de ânimo e/ou motivação para a vida, pequenas ações ou atividades comuns;
  • Desleixo ou falta de cuidado com a aparência;
  • Relatos de sensação de vazio e falta de perspectiva de futuro;
  • Apatia e cansaço intensos;
  • Disfunção alimentar por excesso ou falta de apetite.

Busque ajuda!

Buscar ajuda é sempre a melhor escolha.

Por isso, preparamos informações de instituições que oferecem Atendimento Psicológico Gratuito.

Atendimento Psicológico Gratuito

Setembro Amarelo. Cuidar: um gesto que salva vidas.

Setembro Amarelo – Cuidar: um gesto que salva vidas!

2ª Assembleia da Conferência Eclesial da Amazônia

Grupo UBEC participa da 2ª Assembleia da Conferência Eclesial da Amazônia