A instituição também será um dos primeiros grupos educacionais a produzir 100% do consumo de energia limpa no Brasil

No dia 16/10, a União Brasileira de Educação Católica – UBEC assinou contrato com a Alexandria Industria de Geradores S/A, empresa que fornecerá as usinas fotovoltaicas para as oito Unidades de Missão do Grupo.
No Distrito Federal, a usina será instalada na Universidade Católica de Brasília (UCB), campus de Taguatinga. Composta por 10.080 placas solares e potência de 3.58 MW, será a maior usina em funcionamento no estado.
Além da UCB, outras unidades de missão do grupo, localizadas em Minas Gerais, Pernambuco e Tocantins também serão contempladas pela iniciativa. O sistema terá uma potência total de 6.500 kWp e capacidade de gerar 861,8025 KWh/mês.
Alexandre Brandão, CEO da Alexandria, explica que a energia que será gerada equivale ao consumo de 5.745 residências e evitará a emissão de 765,28 Ton de carbono na atmosfera. “A UBEC passará a gerar 100% da sua energia, de forma limpa e renovável. Tudo isso se reverterá em benefícios para os estudantes e a comunidade a sua volta”, afirma.
O diretor executivo de operações da UBEC, Francisco Vale, ressalta que além de reduzir os impactos ambientais, haverá também redução de custos operacionais.
“Em 25 anos, a economia prevista com a vida útil das usinas será de aproximadamente R$ 180 milhões. Entretanto, o maior e melhor impacto é a possibilidade de adotarmos práticas sustentáveis, pensando no meio ambiente e nas futuras gerações de estudantes e colaboradores”, destaca o diretor.
A usina de energia fotovoltaica da UBEC terá cerca de 43.895 m² distribuídos entre as oito Unidades de Missão
À frente da Coordenação de Obras e Manutenção do Grupo, Adriano Araújo de Matos, participou do desenvolvimento do projeto que é liderado pela Diretoria Executiva de Operações.
“Inicialmente, fizemos a estimativa de gastos, estudo de viabilidade e identificamos a capacidade de geração e potência de cada usina. Na sequência, fizemos uma busca de recursos em instituições financeira e obtivemos um excelente retorno”, explica o coordenador.
Adriano conta que já foram iniciadas as vistorias técnicas em todas as unidades do Grupo e os próximos passos são: desenvolvimento dos projetos executivos das usinas, importação do sistema, instalações e aprovação com as concessionárias de energia. A contratada tem o prazo para concluir os serviços até maio de 2020.
Comunicação UBEC – Nívia Cerqueira