O Hackatruck ficará estacionado, nas próximas seis semanas, em frente ao Bloco M, na Universidade Católica de Brasília (UCB), umas das seis IES do Brasil selecionadas para receber esse ambiente educacional inovador.
A ideia básica do Hackatruck é selecionar estudantes, ensiná-los a criar soluções baseadas em tecnologia, utilizando computação nas nuvens, sensores, internet das coisas e a linguagem de programação Swift, para dispositivos da linha Apple (celulares, iPads, MacBooks). Após o curso, uma carreta modificada, transformada em um laboratório com equipamentos de última geração, ficará estacionada na Universidade, para que os estudantes possam colocar em prática os seus projetos.
Como um projeto dinâmico e itinerante, o Hackatruck inova inspirado pelo conceito ‘maker’, tornando o laboratório móvel num “makerspace”, ou seja, um espaço onde os alunos poderão criar e desenvolver protótipos de projetos relacionados aos temas estudados.
Segundo o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UCB, professor Vilson Carlos Hartmann, o projeto do Hackatruck vem de encontro com as necessidades da Educação moderna por trazer conceitos novos. “O Hackatruck traz novidades em termos de tecnologia que não temos em lugar algum no Brasil, ou seja, pode ser uma tecnologia que vingue daqui 10 anos. Então, é algo fora do escopo dos nossos currículos e isso é importante porque é o que está rolando hoje no mercado de trabalho”, disse o professor.
A diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação da UCB, professora Anelise Pereira Shiler, esteve na apresentação oficial do Hackatruck, na UCB. Para ela, o projeto Hackatruck representa o objetivo da Universidade, que é trazer inovação e conhecimento além dos métodos tradicionais de conhecimento, dentro de sala de aula.
“Nós aqui na UCB trabalhamos com metodologias ativas, em que o estudante é o centro, o produtor do seu próprio conhecimento. É onde ele trabalha toda a construção, introduz toda a sua criatividade, ou seja, atua como protagonista nesta nova concepção de aprender e ensinar, e o Hackatruck é mais um instrumento para a formação dos profissionais do futuro”, frisou.
O Magnífico Reitor Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat ressaltou a importância do projeto como um meio transformador e inovador. “A educação pode acontecer em qualquer espaço, agora alguns espaços são privilegiados para poder despertar, criar, desenvolver algo novo. A sala de aula, hoje, não é um espaço propício para o desenvolvimento da criatividade, o desenvolvimento. Nós precisamos sair desses espaços, em alguns momentos, criando algo novo, e é isso que nós estamos presenciando com o Hackatruck, vendo os estudantes trabalhando em pequenos grupos, interagindo com a tecnologia. Certamente eles irão fazer mais do que aquilo que o espaço oportuniza, porque, normalmente o jovem sonha mais, ele inventa mais. Então, criando espaços onde se permite sonhar, desenvolver, criar, inovar e transformar fazemos com que esses estudantes comecem a voar, transcender o espaço físico de onde estão hoje. Acho que a nossa Universidade, aos poucos, tem que ir mudando os seus espaços físicos educativos para espaços inovativos transformadores”.